Brasil

Polícia não está preparada para conter protesto, diz Anistia

Neder manifestou certa preocupação pelo aumento da violência nos protestos por todo o Brasil, "especialmente por parte da polícia" no controle das manifestações

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de junho de 2013 às 18h13.

Rio de Janeiro - A assessora de Direitos Humanos da organização Anistia Internacional no Brasil, Renata Neder, disse nesta sexta-feira que a polícia brasileira "não está preparada" para enfrentar a onda de protestos no país desde a semana passada e que é necessário trabalhar para as capacitar.

Em entrevista à Agência Efe, Neder manifestou "uma certa preocupação" pelo aumento da violência nos protestos que estão ocorrendo por todo o Brasil, "especialmente por parte da polícia" no controle das manifestações.

"É claramente uma falta de preparação, de saber qual seria o papel que a polícia deveria adotar" na hora de trabalhar em manifestações pacíficas, disse a assessora, que lembrou que este tipo de protesto não era visto no Brasil desde quando multidões saíram às ruas para pedir a renúncia do então presidente Fernando Collor de Mello.

"O papel da polícia não é reprimir, mas facilitar as manifestações pacíficas e não tentar dispersá-las", disse Neder, que também considera que "as autoridades têm um papel importante para treinar e formar".

A assessora também denunciou o possível uso de armas de fogo por parte dos policiais nos protestos. Neder lembrou que a Anistia Internacional traduziu nesta semana para o português um "guia de boas práticas" para a vigilância policial em manifestações, que a organização tinha publicado em 2012 por causa dos protestos pela crise econômica na Europa.

Entre as recomendações, destacam-se as de reduzir a violência e também o uso de gás lacrimogêneo e balas de borracha.

Acompanhe tudo sobre:Polícia MilitarProtestosProtestos no BrasilViolência policial

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP