Brasil

Polícia localiza rapaz que juntou R$ 100 mil para cirurgia

Oziel de Oliveira ficou conhecido depois de campanha de arrecadação via web para realização de cirurgias de reconstituição facial num hospital de São Paulo

Oziel sofria de um câncer na boca, que foi extirpado, e agora tenta reconstruir rosto (Reprodução/YouTube)

Oziel sofria de um câncer na boca, que foi extirpado, e agora tenta reconstruir rosto (Reprodução/YouTube)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de junho de 2012 às 07h48.

Cuiabá - Depois de quase 12 horas de buscas, a polícia de Lucas de Rio Verde (MT) prendeu nesta segunda-feira, em flagrante, três suspeitos de sequestro do jovem Oziel de Oliveira, 22. Oziel, que ficou nacionalmente conhecido depois de campanha de arrecadação de recursos via web para realização de cirurgias de reconstituição facial num hospital de São Paulo, desapareceu no domingo à noite após deixar a namorada em casa. Ele sofria de um câncer na boca, que foi extirpado, e agora busca fazer uma cirurgia de reconstituição do rosto.

A polícia conseguiu evitar o pior após receber denúncias de moradores da cidade que reconheceram Oziel e o viram entrando em na agência bancária. "A ação foi frustrada porque os policiais conseguiram chegar ao banco pouco antes do jovem retirar o dinheiro solicitado pelos criminosos", disse um policial militar por telefone. Para evitar que fossem descobertos, os sequestradores ainda passaram um trote para a mãe de Oziel. A ligação foi feita pela própria vítima e dizia que ele seria libertado nesta segunda-feira em uma rodovia. Enquanto policiais se dirigiam para o local, a vítima seguia acompanhada pelos supostos sequestradores para fazer um saque em uma agência bancária da cidade. Os suspeitos, segundo a polícia, aguardavam "fora da agência bancária".

As investigações estão sendo comandadas pelo delegado Marcelo Torachs. O delegado afirmou que Oziel foi vítima de tentativa de extorsão mediante sequestro. A vítima, segundo ele, passa bem apesar de ter passado cerca de dez horas em poder do trio e apresentar alguns ferimentos pelo corpo. Oziel é vítima de um tipo raro de câncer na boca há 12 anos e tem parte da face deformada devido à evolução da doença. A cirurgia será realizada no Instituto Branemark, em Bauru, entidade filantrópica especializada em reconstrução facial.

Na campanha, que recebeu apoio do blogueiro Felipe Buarque, foi arrecadado R$ 106.670,98, mas o sucesso se deve ao envolvimento de uma rede de blogueiros - pessoas que mantêm blogs na internet em formato de vídeos. A campanha começou no dia 30 de março, quando o próprio Oziel postou um vídeo caseiro contando a sua história. Lá ele decidiu mostrar a cara, sem máscara, e relatou detalhes da doença que lhe fez perder parte do rosto. Ele pedia ajuda para conseguir dinheiro para a cirurgia. Familiares contaram que a cirurgia foi marcada para o mês de julho e que parte do dinheiro já foi enviada ao hospital.

Acompanhe tudo sobre:CâncerCrimeDoençasInternetSequestros

Mais de Brasil

Reforma Tributária: pedido de benefícios é normal, mas PEC vetou novos setores, diz Eurico Santi

Ex-vice presidente da Caixa é demitido por justa causa por assédio sexual

Alíquota na reforma tributária dependerá do sucesso do split payment, diz diretor da Fazenda