Brasil

Polícia do Rio autuou 66 pessoas nas manifestações

As investigações estão concentradas na 5ª Delegacia de Polícia, no centro, e resultaram no pedido de oito prisões temporárias. A Justiça concedeu uma

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de junho de 2013 às 20h06.

Rio de Janeiro – A Polícia Civil do Rio autuou 66 pessoas, 22 deles menores, desde o início das manifestações na cidade, no dia 17, a grande maioria por depredações ao patrimônio público e privado.

As investigações estão concentradas na 5ª Delegacia de Polícia, no centro, e resultaram no pedido de oito prisões temporárias. A Justiça concedeu uma.

O titular da 5ª Delegacia de Polícia, delegado Alcides Pereira, explicou que é difícil, mesmo que existam imagens comprovando os delitos, de individualizar a culpa. “O serviço da Polícia Civil está sendo feito com cautela, observando a legislação vigente. Existe uma certa dificuldade, por se tratarem de pessoas ocultadas entre os manifestantes, que ali procuram criar tumultos e até mesmo praticar outros crimes, como furtos.”

De acordo com a Polícia Civil, cinco dos oito mandados de prisão pedidos à Justiça eram de homens flagrados por imagens na manifestação que resultou na depredação da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Apesar das evidências, a polícia não conseguiu a expedição de mandados de prisão para a grande maioria.

“É uma questão de entendimento da Justiça quanto a elementos que permitam a individualização mais precisa da pessoa que está na imagem, como o nome ou o apelido.” O delegado informou que atualmente os próprios manifestantes estão fazendo questão de identificar e apontar à polícia os vândalos, pois não têm interesse que o movimento do qual fazem parte acabe deturpado por ações violentas.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasCrimeMetrópoles globaisPolícia MilitarPrisõesRio de Janeiro

Mais de Brasil

Erika Hilton apresenta hoje proposta para acabar com escala 6x1

Sul sofrerá com onda de calor, enquanto 18 estados terão chuvas intensas nesta terça

Lula se reúne hoje com centrais sindicais falar do FGTS de quem optou por saque-aniversário

Lula anuncia pagamento do Pé-de-Meia e gratuidade dos 41 remédios do Farmácia Popular