Brasil

Polícia de SP faz nova operação em busca de traficantes na Cracolândia

Tarcísio de Freitas chegou a dizer que iria direcionar o fluxo de dependentes químicos para o bairro do Bom Retiro, mas voltou atrás

Policiais estão à procura de traficantes e os dependentes químicos que foram orientados a ficarem sentados no chão durante o trabalho da polícia (ROBERTO COSTA/CÓDIGO19//Estadão Conteúdo)

Policiais estão à procura de traficantes e os dependentes químicos que foram orientados a ficarem sentados no chão durante o trabalho da polícia (ROBERTO COSTA/CÓDIGO19//Estadão Conteúdo)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 23 de julho de 2023 às 08h41.

A Polícia Civil realiza na noite deste sábado mais uma operação na Cracolândia, região no bairro da Luz ocupada por traficantes e usuários de droga há mais de uma década. Policiais estão à procura de traficantes e os dependentes químicos que foram orientados a ficarem sentados no chão durante o trabalho da polícia, que fez uso de bombas de efeito moral.

A Secretaria de Segurança Pública informou que a operação está sendo conduzida pela 1ª Seccional (Centro) e está em andamento, Detalhes só serão fornecidos ao término dos trabalhos. São mais de 20 mandados de prisão e os traficantes teriam sido identificados por imagens de câmeras de segurança.

Transferência de usuários para o Bom Retiro

Nesta semana, o governador Tarcísio de Freitas chegou a informar que iria direcionar a Cracolândia para o Bairro do Bom Retiro, a 2 quilômetros de distância, mas voltou atrás depois que o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, disse que não tinha conhecimento da operação e considerou a informação um "mal entendido". O governador afirmou que buscaria alternativas.

A Cracolândia reúne diariamente centenas de dependentes químicos na região e, nos últimos dois meses, eles chegaram fazer saques em estabelecimentos comerciais, como farmácias. A estimativa é que cerca de mil usuários de droga frequentem o local diariamente. Pelo menos 200 deles costumam permanecer nas ruas do bairro, em barracas ou dormindo nas ruas.

No início de 2022, a Prefeitura de São Paulo realizou uma operação e retirou a Cracolândia da Praça Princesa Isabel, onde as barracas se aglomeravam. O local foi cercado.

Desde então, a Cracolândia se espalhou pela região, aumentando a sensação de insegurança a moradores e comerciantes.

A venda de droga costuma ser feita a céu aberto, em barracas, e provoca raglomeração diária de centenas de dependentes químicos, a maioria em situação de miséria ou condição degradante.

Nas últimas semanas, o "fluxo", como é chamada a aglomeração, se estabeleceu na Rua dos Gusmões.

O bairro da Luz concentra um grande polo cultural da cidade e há pelo menos 10 anos se planeja a revitalização da área. Estão situados no bairro a Sala São Paulo, a Tom Jobim (Escola de Música do Estado de São Paulo), Pinacoteca, Estação Pinacoteca, Museu da Língua Portuguesa, Museu de Arte Sacra, Estação Júlio Prestes e o Parque da Luz.

A arte dividia espaço com a Cracolândia até o "fluxo" ter saído da Praça Princesa Isabel e se esparramado por ruas da região, em direção à Avenida Rio Branco

Acompanhe tudo sobre:CracolândiaPolícia CivilTráfico de drogas

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas