Brasil

Polícia confirma que redação do Enem vazou, diz jornal

Segundo reportagem do jornal O Globo, delegado da Polícia Federal afirmou que o vazamento ocorreu nos locais de aplicação da prova. Denúncia foi feita por estudante de 17 anos

Reprodução da tela do celular de estudante que recebeu o tema da prova de redação do Enem 2014 antes do início do exame (Reprodução/ Facebook Jomásio Barros)

Reprodução da tela do celular de estudante que recebeu o tema da prova de redação do Enem 2014 antes do início do exame (Reprodução/ Facebook Jomásio Barros)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de dezembro de 2014 às 15h33.

São Paulo - A Polícia Federal do Piauí confirmou nesta quinta-feira que houve o vazamento do tema de redação da prova do Enem 2014. Segundo reportagem do jornal O Globo, o delegado regional de Combate ao Crime Organizado da Superintendência da Polícia Federal no Piauí, Alexandre Uchôa, confirmou que estudantes do estado receberam o tema antes do início das provas.

A denúncia foi feita pelo estudante Jomásio Barros, de 17 anos. O jovem postou em sua conta no Facebook uma foto de seu telefone celular que mostrava que ele havia recebido através do WhatsApp uma imagem contendo o tema da redação ("Publicidade Infantil no Mundo”) às 10h47 (11h47 no horário de verão e de Brasília).

O exame começou as 13h (no horário de Brasília) em todo o país.

Segundo o delegado, o vazamento ocorreu já nos locais de aplicação do exame. Ele descartou a possibilidade de a prova ter sido furtada de uma gráfica ou de empresa de transporte. 

Uchôa disse ainda que foram identificados mais dois estudantes que receberam no mesmo horário a imagem com o tema da prova de redação.

O Inep, responsável pelo Enem, disse que está trabalhando junto com a Polícia Federal nas investigações e que os candidatos beneficiados serão punidos. Veja a nota:

“O Inep não tem confirmação da Polícia Federal sobre o encerramento das investigações relativas a denúncia de vazamento do tema da redação do ENEM 2014. O Inep tem trabalhado com a Polícia Federal desde o início das investigações e qualquer candidato que tenha sido indevidamente beneficiado será punido de acordo com o edital.”

Acompanhe tudo sobre:Educação no BrasilEnemMEC – Ministério da Educação

Mais de Brasil

Gás mais barato? Brasil deve assinar acordo com Argentina para ampliar importação, diz Silveira

Eduardo Suplicy diz que está em remissão de câncer após quatro meses de tratamento

Presidente turco viaja ao Brasil com intenção de defender a Palestina no G20

Datafolha: Oito a cada dez brasileiros defendem demissão de funcionários públicos por mau desempenho