Brasil

Pobre no Brasil só tinha valor em eleição, diz Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira, em Bogotá que, até assumir a Presidência, o pobre no Brasil era considerado um "problema"


	"(No meu governo) os pobres passaram a ser solução e deixaram de ser problema", disse Lula. "Hoje temos filho de pedreiro que estuda medicina", completou o ex-presidente
 (REUTERS/Marcos Brindicci)

"(No meu governo) os pobres passaram a ser solução e deixaram de ser problema", disse Lula. "Hoje temos filho de pedreiro que estuda medicina", completou o ex-presidente (REUTERS/Marcos Brindicci)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de junho de 2013 às 22h14.

São Paulo - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira, em Bogotá que, até assumir a Presidência, o pobre no Brasil era considerado um "problema" e apenas lembrado pelos políticos em ano eleitoral. "O pobre só tinha valor em época de eleição", disse durante a cerimônia de apresentação de resultados dos programas sociais do governo colombiano.

A uma plateia de centenas de pessoas, o ex-presidente afirmou que os pobres eram procurados durante a eleição, mas depois esquecidos pelos governantes. "Quando fui eleito, disse que governaria para todos, para os empresários, para os bancos, para a classe média, para os militares, para os professores, mas meu olhar preferido era para os mais pobres."

Lula destacou os feitos do Bolsa Família e a diminuição do número de pessoas em situação de miséria no Brasil. "(No meu governo) os pobres passaram a ser solução e deixaram de ser problema." E completou: "Hoje temos filho de pedreiro que estuda medicina".

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, fez elogios ao petista e referiu-se mais de uma vez ao Brasil como um exemplo a ser seguido no combate à pobreza.

"Nós, de certa forma, estamos colocando em prática o que você fez com grande sucesso no Brasil", disse. Segundo Santos, a renda da população mais pobre aumentou 13,5%, ante 2,3% dos mais ricos, após a implantação dos programas de transferência de renda e de criação de emprego.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilLuiz Inácio Lula da SilvaPersonalidadesPobrezaPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP

Governos preparam contratos de PPPs para enfrentar eventos climáticos extremos

Há espaço na política para uma mulher de voz mansa e que leva as coisas a sério, diz Tabata Amaral

Quais são os impactos políticos e jurídicos que o PL pode sofrer após indiciamento de Valdemar