Brasil

PMDB terá postura independente se sair do governo, diz Cunha

O presidente da Câmara disse que se o PMDB confirmar o desembarque do governo adotará postura de independência, não necessariamente de oposição


	Eduardo Cunha: "a partir daí (do rompimento), eu não diria que o PMDB será oposição. O PMDB será independente"
 (Evaristo Sá / AFP)

Eduardo Cunha: "a partir daí (do rompimento), eu não diria que o PMDB será oposição. O PMDB será independente" (Evaristo Sá / AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de março de 2016 às 20h29.

Brasília - O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse nesta segunda-feira que se o PMDB confirmar na terça-feira o desembarque do governo da presidente Dilma Rousseff adotará postura de independência, não necessariamente de oposição.

"A partir daí (do rompimento), eu não diria que o PMDB será oposição. O PMDB será independente", disse.

Segundo ele, se algum ministro filiado ao partido permanecer no cargo mesmo após uma eventual decisão ratificando o rompimento, "ficaria ruim para os ministros". "Vai parecer que eles estão apegados aos cargos e que os cargos são mais importantes do que o interesse partidário", disparou.

O PMDB reúne seu diretório nacional na tarde de terça-feira e deve decidir pelo desembarque do governo da presidente Dilma, que enfrenta um pedido de abertura de processo de impeachment na Câmara.

Nesta segunda-feira, uma fonte próxima ao vice-presidente Michel Temer, que preside o PMDB, disse que em conversa com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Temer afirmou que o rompimento é "irreversível".

Também nesta segunda, Henrique Eduardo Alves, ex-presidente da Câmara e integrante da ala peemedebista próxima a Temer, pediu demissão do comando do Ministério do Turismo, tornando-se o primeiro ministro peemedebista a deixar o governo Dilma pouco antes da formalização do rompimento da legenda com o Palácio do Planalto.

Acompanhe tudo sobre:Política no BrasilMDB – Movimento Democrático BrasileiroPartidos políticosCâmara dos DeputadosEduardo CunhaGoverno

Mais de Brasil

O que é proibido levar para o CNU 2025? Saiba o que pode e o que não pode no dia da prova

CNU 2025: quantas questões preciso acertar para ser aprovado na prova objetiva?

Anvisa regulamenta produção em escala de antídoto contra intoxicação por metanol

Governo confirma 113 registros de intoxicação por metanol após ingestão de bebida em seis estados