Brasil

PMDB deve aderir à candidatura de Patrus em BH

Já o prefeito Marcio Lacerda (PSB) disputará a reeleição com o deputado estadual Délio Malheiros (PV) como vice

Patrus Ananias: depois de lançar candidatura própria em parceria com o PDT, o PMDB deve aderir à candidatura do ex-ministro (Antônio Cruz/AGÊNCIA BRASIL)

Patrus Ananias: depois de lançar candidatura própria em parceria com o PDT, o PMDB deve aderir à candidatura do ex-ministro (Antônio Cruz/AGÊNCIA BRASIL)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de julho de 2012 às 23h27.

Belo Horizonte - Novos arranjos para a disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) mudaram drasticamente o quadro que parecia já definido na semana passada. Depois de lançar candidatura própria em parceria com o PDT, o PMDB deve aderir à candidatura do ex-ministro Patrus Ananias (PT). Já o prefeito Marcio Lacerda (PSB) disputará a reeleição com o deputado estadual Délio Malheiros (PV) como vice. Malheiros foi um dos maiores opositores de Lacerda durante toda a gestão do socialista e havia se lançado candidato com discurso recheado de duras críticas ao prefeito.

Porém, o parlamentar do PV tinha a candidatura avalizada pelo senador Aécio Neves (PSDB-MG), que passou a comandar a campanha do PSB após a saída do PT da aliança, e, segundo informação de um dos dirigentes do PSDB local, atendeu determinação do tucano para se aliar ao até então adversário. O anúncio da parceria foi feito na noite desta quarta, na sede do PV em Belo Horizonte, ao lado do prefeito.

Do lado petista, o dia também foi de intensas negociações, mas em Brasília, onde se reuniram o vice-presidente da República e presidente nacional do PMDB, Michel Temer, o presidente do diretório mineiro da legenda, deputado federal Antônio Andrade, e o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o petista Fernando Pimentel. O objetivo era costurar uma aliança do PT com os peemedebistas, que já haviam lançado a candidatura do deputado federal Leonardo Quintão com o ex-deputado Mário Heringer (PDT) como vice.

Na avaliação de Antônio Andrade, com a saída do PT da aliança em torno de Lacerda, a disputa municipal foi "nacionalizada" com a polarização entre a candidatura petista e a do prefeito, capitaneada pelo PSDB. "Outros candidatos também já retiraram seus nomes. Não faria sentido manter a candidatura", afirmou, referindo-se a Délio Malheiros. "O PMDB e o PT são parceiros. Caminharemos juntos agora, assim como caminharemos juntos daqui a dois anos", acrescentou.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesMDB – Movimento Democrático BrasileiroPartidos políticosPolítica no BrasilPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Lula anuncia pagamento do Pé-de-Meia e gratuidade dos 41 remédios do Farmácia Popular

Denúncia da PGR contra Bolsonaro apresenta ‘aparente articulação para golpe de Estado’, diz Barroso

Mudança em lei de concessões está próxima de ser fechada com o Congresso, diz Haddad

Governo de São Paulo inicia extinção da EMTU