Brasil

PMDB defende recursos para PF e privatizar infraestrutura

O trecho do documento ao qual a Reuters teve acesso nesta sexta-feira fala também em reforçar o papel institucional da Controladoria-Geral da União (CGU)


	Michel Temer: "As lições que estamos vivendo nos obrigam a buscar uma reengenharia das relações do Estado com o setor privado"
 (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Michel Temer: "As lições que estamos vivendo nos obrigam a buscar uma reengenharia das relações do Estado com o setor privado" (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de abril de 2016 às 15h51.

BRASÍLIA - O PMDB quer que a Polícia Federal e a Receita Federal tenham assegurados os recursos para desenvolverem seus trabalhos, mostra documento da Fundação Ulysses Guimarães, que defende ainda transferir para o setor privado "tudo o que for possível em matéria de infraestrutura".

O trecho do documento ao qual a Reuters teve acesso nesta sexta-feira fala também em reforçar o papel institucional da Controladoria-Geral da União (CGU) e em novas leis sobre contratação de fornecedores pelo Estado, acordos de leniência com empresas e combate à corrupção.

"As lições que estamos vivendo nos obrigam a buscar uma reengenharia das relações do Estado com o setor privado e reduzir ao mínimo as margens para a transgressão e o ilícito", afirma o documento, assinado pela fundação do partido.

Críticos do pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff, que tramita no Congresso, afirmam que um governo liderado pelo vice-presidente Michel Temer, que também é presidente licenciado do PMDB, poderia abafar investigações em curso da Polícia Federal, especialment a Lava Jato, na qual vários políticos foram mencionados, entre eles peemedebistas.

Temer tem dito que apoia a Lava Jato e negado que interferiria nas investigações caso seja alçado à Presidência com o impeachment de Dilma.

Nesta semana, o ministro da Justiça, Eugênio Aragão, anunciou que o governo liberará toda a verba prevista para a PF até o final deste ano, 160 milhões de reais, antes do dia 11 de maio, quando o Senado deve decidir sobre o afastamento da presidente, para evitar que a Polícia Federal fique "a mercê de chantagens políticas".

Em outro trecho do documento do PMDB, o partido defende que o Estado repasse o setor de infraestrutura para a iniciativa privada e que, nas demais áreas, o relacionamento do governo com fornecedores seja regulado por uma nova lei.

"O Estado deve transferir para o setor privado tudo o que for possível em matéria de infraestrutura", afirma o documento.

"Quanto às competências que reservará para si, é indispensável que suas relações com contratantes privados sejam reguladas por uma legislação nova, inclusive por uma nova lei de licitações, que incorpore as lições de nossa própria experiência e da experiência internacional."

Acompanhe tudo sobre:ImpeachmentMDB – Movimento Democrático BrasileiroMichel TemerPartidos políticosPolícia FederalPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPrivatizaçãoReceita Federal

Mais de Brasil

Não é só Bolsonaro: 13,5% das prisões do Brasil são domiciliares com uso de tornozeleira eletrônica

Quais são as 10 cidades mais violentas do Brasil? Veja ranking

Quais são as 10 estados mais violentos do Brasil? Veja ranking

'Se ele estiver trucando, vai tomar um seis', diz Lula sobre tarifa de Trump