Brasil

PMDB decide lançar candidatura à presidência da Câmara

A disputa está entre Carlos Marun (MS), Osmar Serraglio (PR) e Marcelo Castro (PI)

Câmara: a disputa está entre Carlos Marun (MS), Osmar Serraglio (PR) e Marcelo Castro (PI) (Alex Ferreira / Câmara dos Deputados)

Câmara: a disputa está entre Carlos Marun (MS), Osmar Serraglio (PR) e Marcelo Castro (PI) (Alex Ferreira / Câmara dos Deputados)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de julho de 2016 às 12h16.

Última atualização em 23 de fevereiro de 2017 às 15h52.

Brasília — Maior bancada da Casa, o PMDB da Câmara dos Deputados decidiu, na manhã desta segunda-feira, 12, rachar com o chamado centrão e lançar uma candidatura própria.

Um pouco antes do meio-dia, os parlamentares estavam reunidos para definir quem será o representante do partido. A disputa está entre Carlos Marun (MS), Osmar Serraglio (PR) e Marcelo Castro (PI).

Ex-ministro do governo da presidente afastada Dilma Rousseff, Castro seria visto como um dos favoritos, pois poderia conseguir o apoio do PT, PCdoB, Rede e PDT.

Castro também conta com o apoio de parte da bancada que está insatisfeita com o governo do presidente em exercício Michel Temer. Um dos deputados do PMDB que já havia se inscrito na disputa pela presidência, Fábio Ramalho (MG) vai manter candidatura avulsa.

Maranhão

O presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), lamentou nesta manhã que a base governista não tenha chegado ainda a um consenso em torno de apenas um candidato para disputar a presidência da Casa. "O ideal nem sempre nós temos, mas o bom senso vai prevalecer.

A Casa precisa se reencontrar", disse o deputado ao chegar para participar da reunião da bancada do PP.

Maranhão não quis revelar se já escolheu seu candidato, limitou-se apenas a afirmar que vai votar. Para ele, esse é o momento da Câmara buscar um novo rumo.

O deputado também fez um balanço sobre seus dois meses à frente da Casa. "Tentei fazer o melhor. Compreendo a dinâmica do processo, respeito os adversários e acredito que a Casa vai encontrar seu rumo a partir de um entendimento amplo.

É preciso que nós tenhamos paciência e prudência. O Brasil está no fundo do poço", comentou.

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosEleiçõesMDB – Movimento Democrático BrasileiroOsmar SerraglioPartidos políticosPolítica no Brasil

Mais de Brasil

Dino cobra de 10 estados relatório explicando as razões por trás dos altos indíces de incêndios

STF retoma julgamento sobre ampliação do foro privilegiado; mudança pode impactar casos de Bolsonaro

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio