Brasil

PM vai mapear metrô para evitar tumulto

Plano de contingência para tumultos dentro do Metrô começará a ser elaborado a partir da segunda


	Metrô de São Paulo: PM fará um mapeamento das estações de para que seu efetivo possa atuar dentro delas com segurança
 (ALEXANDRE BATTIBUGLI/EXAME)

Metrô de São Paulo: PM fará um mapeamento das estações de para que seu efetivo possa atuar dentro delas com segurança (ALEXANDRE BATTIBUGLI/EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de fevereiro de 2014 às 21h35.

São Paulo - O comandante-geral da Polícia Militar, Benedito Meira, afirmou nesta quinta-feira, 06, que a instituição fará um mapeamento das estações de Metrô para que seu efetivo possa atuar dentro delas com segurança, em caso de tumulto.

O plano de contingência para tumultos dentro do Metrô começará a ser elaborado a partir da segunda-feira, 10, com a Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado. "Hoje, os nossos policiais não sabem andar com segurança nas linhas. Eles precisam conhecer a estação para proteger", disse o comandante.

Segundo Meira, o número de PMs será definido de acordo com a quantidade de passageiros e o horário do tumulto. O plano de ação que será colocado em prática deve variar conforme o tipo de ocorrência e poderá contar apenas com a presença de policiais ou com a intervenção do Grupo de Força Tática e até mesmo do Batalhão de Choque.

O comandante-geral disse que será elaborado um plano geral para toda a Polícia Militar, mas que cada batalhão terá um roteiro de ação próprio relativo à sua área de atribuição. "O Metrô sempre conseguiu controlar (as ocorrências) de forma autônoma. Mas agora as pessoas estão mais intranquilas e se manifestam de forma diferente", afirmou, em referencia à onda de protestos que se acirrou após junho de 2013.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEstatais brasileirasEmpresas estataismobilidade-urbanatransportes-no-brasilTransporte públicoPolícia MilitarMetrô de São Paulo

Mais de Brasil

Julgamento do recurso de Bolsonaro no STF termina nesta sexta

Leilão da Ferrogrão acontecerá no 1º semestre de 2026, diz presidente da ANTT

Alerta do TCU sobre estatais e rombo nos Correios viram arma para oposição

Explosão provoca destruição em imóveis e deixa feridos na Zona Leste de SP