Brasil

PM do Rio vai atuar com 14 mil homens por dia na Jornada

A Praia de Copacabana, na zona sul, receberá o maior efetivo, com 1.500 homens por dia nos dois grandes eventos programados para a Jornada Mundial da Juventude

Policiais de UPP em frente a cartaz com a imagem do Papa Francisco em favela do Rio de Janeiro (REUTERS/Ricardo Moraes)

Policiais de UPP em frente a cartaz com a imagem do Papa Francisco em favela do Rio de Janeiro (REUTERS/Ricardo Moraes)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de julho de 2013 às 14h11.

Rio de Janeiro - A Polícia Militar do Rio vai empregar 14 mil policiais por dia no esquema de patrulhamento da Jornada Mundial da Juventude, que será realizada de 23 a 28 de julho. A Praia de Copacabana, na zona sul, receberá o maior efetivo, com 1.500 homens por dia nos dois grandes eventos programados: a cerimônia de acolhida, na quinta-feira, 25, e a via crúcis, na sexta, 26.

Os dois atos terão a presença do papa Francisco, com estimativa de público de 1,5 milhão de fiéis por dia. Na terça, 23, o arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta, celebrará a missa de abertura da Jornada, mas o pontífice não estará presente.

A PM terá ainda o apoio de 30 torres de observação, com cinco policiais em cada, além de viaturas e motocicletas. Policiais farão patrulhamento à pé em todas as ruas do bairro de Copacabana.

No Complexo de Favelas de Manguinhos, na zona norte, cerca de 500 homens vão acompanhar a visita do papa à comunidade da Varginha, na quinta-feira (25).

Em Guaratiba, na zona oeste, aproximadamente mil policiais vão atuar no patrulhamento. Serão realizados no bairro a vigília (no sábado, 27) e a missa de encerramento da Jornada (no domingo, dia 28). O público esperado também é de 1,5 milhão de pessoas por dia.

Será montado em Guaratiba um Centro de Comando e Controle da PM para monitoramento do público. Desse efetivo, 270 vão ocupar as favelas de Antares, do Rola, do Cesarão e do Aço, na zona oeste. Dois blindados e 14 viaturas vão apoiar o patrulhamento nesses locais.

Todos os deslocamentos do papa serão acompanhados por 400 policiais militares. Dois helicópteros também vão monitorar os percursos.

Transporte público

O policiamento também será reforçado nos principais terminais de transporte público. A Polícia Militar recomenda a população que chegue com antecedência aos locais, priorizando o transporte público e redobrando a atenção com crianças, identificando-as. A PM também orienta a não utilizar recipientes de vidro e fogos de artifício.

Acompanhe tudo sobre:Jornada Mundial da JuventudePapa FranciscoPapasPolícia Militar

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas