Brasil

PM do Rio expulsa 43 soldados por recebimento de propina

A corregedoria constatou a existência de fortes indícios que apontam para o cometimento de práticas criminosas e “graves transgressões” disciplinares


	Investigação: os ex-policiais extorquiam comerciantes, empresários e ambulantes na região de Bangu e Honório Gurgel, na zona oeste da capital fluminense
 (Tânia Rêgo/ABr)

Investigação: os ex-policiais extorquiam comerciantes, empresários e ambulantes na região de Bangu e Honório Gurgel, na zona oeste da capital fluminense (Tânia Rêgo/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de fevereiro de 2015 às 14h01.

Rio de Janeiro - A Polícia Militar do Rio de Janeiro (PM-RJ) expulsou 43 soldados acusados de crimes de concussão – exigência de vantagem indevida, diretamente ou indiretamente, em razão da função pública – e extorsão a comerciantes, empresários e ambulantes na região de Bangu e Honório Gurgel, na zona oeste da capital fluminense. Eles foram investigados na Operação Compadre, deflagrada em 2013.

A Corregedoria Interna da Polícia Militar concluiu seis Procedimentos Administrativos Disciplinares (PADs) e expulsou os envolvidos no esquema.

A corregedoria constatou a existência de fortes indícios que apontam para o cometimento de práticas criminosas e “graves transgressões” disciplinares.

Ainda, segundo o órgão, eles prejudicavam o policiamento ostensivo na área do Batalhão de Bangu, deixando de servir à população e ignorando o combate ao transporte irregular de vans, kombis e mototaxistas.

A Operação Compadre foi desencadeada em 2013 e contou com a participação de agentes da Subsecretaria de Inteligência da Secretaria de Segurança e da Corregedoria da Polícia Militar, além do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e do Ministério Público.

Na ocasião, foram expedidos 78 mandados de prisão, 53 deles contra policiais militares.

A Polícia Militar informou, em nota, que a alegação de defesa dos acusados é de responsabilidade de cada um dos envolvidos. 

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasCorrupçãoEscândalosFraudesMetrópoles globaisPolícia MilitarRio de Janeiro

Mais de Brasil

Denúncia da PGR contra Bolsonaro apresenta ‘aparente articulação para golpe de Estado’, diz Barroso

Mudança em lei de concessões está próxima de ser fechada com o Congresso, diz Haddad

Governo de São Paulo inicia extinção da EMTU

Dilma Rousseff é internada em Xangai após mal-estar