Brasil

Plenário aprova porte de arma para agentes prisionais

Projeto concede aos agentes e guardas prisionais o direito de portar arma de fogo de propriedade particular ou fornecida pela respectiva corporação


	Grade de uma prisão: na discussão da matéria também foi incluída a possibilidade de o projeto se estender aos guardas portuários
 (Andrew Bardwell/Wikimedia Commons)

Grade de uma prisão: na discussão da matéria também foi incluída a possibilidade de o projeto se estender aos guardas portuários (Andrew Bardwell/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de março de 2014 às 19h09.

Brasília - O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira, 26, projeto que concede aos agentes e guardas prisionais o direito de portar arma de fogo de propriedade particular ou fornecida pela respectiva corporação ou instituição, mesmo fora de serviço. A matéria segue para análise do Senado.

O texto aprovado estabelece, porém, três condições aos agentes: que estejam submetidos a regime de dedicação exclusiva; sujeitos a formação funcional e subordinados a mecanismos de fiscalização e de controle interno.

Na discussão da matéria também foi incluída a possibilidade de o projeto se estender aos guardas portuários. O líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), não descartou, entretanto, que essa parte seja vetada pelo Palácio do Planalto - considerando que o projeto passe da forma que está no Senado.

Acompanhe tudo sobre:ArmasCâmara dos DeputadosPolítica no BrasilPrisõesSegurança pública

Mais de Brasil

Justiça nega pedido da prefeitura de SP para multar 99 no caso de mototáxi

Carta aberta de servidores do IBGE acusa gestão Pochmann de viés autoritário, político e midiático

Ministra interina diz que Brasil vai analisar decisões de Trump: 'Ele pode falar o que quiser'

Bastidores: pauta ambiental, esvaziamento da COP30 e tarifaço de Trump preocupam Planalto