Brasil

Plano Plurianual é aprovado e abre caminho para vota da LDO

Deputados e senadores aprovaram hoje o Plano Plurianual para o quadriênio 2016–2019, que estabelece ações para o governo nos próximos quatro anos


	Congresso Nacional: aprovação abre caminho para a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias, que estabelece parâmetros para o Orçamento do próximo ano
 (Pedro França/Agência Senado)

Congresso Nacional: aprovação abre caminho para a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias, que estabelece parâmetros para o Orçamento do próximo ano (Pedro França/Agência Senado)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de dezembro de 2015 às 16h27.

Por unanimidade, deputados e senadores aprovaram hoje (16) o Plano Plurianual (PPA) para o quadriênio 2016–2019.

O plano estabelece ações para o governo nos próximos quatro anos.

A aprovação abre caminho para a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que estabelece parâmetros para o Orçamento do próximo ano.

O texto do plano segue para sanção da presidente Dilma Rousseff. De acordo com o relator do substitutivo, deputado Zeca Dirceu (PT-PR), o PPA incluiu metas que não estavam determinadas no Plano Nacional de Educação, como percentual mínimo de 73% de mestres e doutores nas universidades públicas e percentual de alfabetização de 95% até 2019.

Segundo Dirceu, ações para lidar com a tragédia em Mariana (MG) e o combate ao mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus Zika foram incluídas no plano.

Após a aprovação do PPA, a sessão conjunta do Congresso discutiu projetos que abrem créditos suplementares – remanejamento de verbas. Foram aprovados dois projetos: um que abre crédito de R$ 5 milhões para o Sistema Único de Saúde e outro de R$ 6 milhões para diversos órgãos públicos.

A votação da LDO é o último item da pauta. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), suspendeu a sessão conjunta para que os parlamentares da Comissão Mista de Orçamento concluam as discussões do Orçamento de 2016. Há a expectativa de que o Congresso possa promover uma nova sessão a ainda hoje.

Acompanhe tudo sobre:CongressoDilma RousseffOrçamento federalPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Bolsonaro confirma ao STF que deseja receber visitas de Tarcísio durante prisão domiciliar

Oposição anuncia fim da obstrução no Senado após dois dias de ocupação

Análise: pressionado pela oposição, pelos governistas e pelo Centrão, Motta vive um dilema

Anistia, Foro e Motta sob pressão: o que está acontecendo no Congresso?