Brasil

Planalto descobre quem mudou perfil de Míriam Leitão

Autor das alterações é chefe da Assessoria Parlamentar do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Quando editou os perfis era assessor da Secretaria de Relações Institucionais do governo

Jornalista Miriam Leitão na 11ª edição do Prêmio Comunique-se (Rafael Cusato/Contigo)

Jornalista Miriam Leitão na 11ª edição do Prêmio Comunique-se (Rafael Cusato/Contigo)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de setembro de 2014 às 17h59.

Brasília - A Casa Civil da Presidência informou nesta quinta-feira (11) que foi identificado o servidor público responsável pelas alterações nos perfis da enciclopédia virtual Wikipedia dos jornalistas Miriam Leitão e Carlos Alberto Sardenberg. Segundo a pasta, a Comissão de Sindicância Investigativa identificou Luiz Alberto Marques Vieira Filho como autor das mudanças. Ele é servidor público de cargo efetivo da carreira de finanças e controle.

De acordo com nota da Casa Civil, será aberto processo administrativo disciplinar sobre o caso, mas Luiz Alberto já solicitou desligamento do cargo que atualmente ocupa, chefiando a Assessoria Parlamentar do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Na época das alterações, o servidor era assessor da Secretaria de Relações Institucionais, pasta que funciona nas instalações do Palácio do Planalto.

A denúncia da alteração dos perfis dos dois jornalistas na enciclopédia virtual foi feita no dia 8 de agosto pelo jornal O Globo. Segundo a reportagem, a publicação foi feita em maio do ano passado e incluíram no Wikipedia críticas às atuações dos profissionais como comentaristas econômicos.

No mesmo dia, a Secretaria de Administração da Presidência da República informou, em nota, que irá apurar o uso da rede de internet do Palácio do Planalto para alteração de perfis de jornalistas. No dia seguinte, a presidenta Dilma Rousseff classificou o ato como inadmissível.

Acompanhe tudo sobre:InternetWikipedia

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas