Brasil

PL de quarentena contra coronavírus passa na Câmara e segue para o Senado

Projeto deve ser analisado no plenário do Senado nesta quarta-feira

Câmara (Marcos Oliveira/Agência Senado)

Câmara (Marcos Oliveira/Agência Senado)

R

Reuters

Publicado em 5 de fevereiro de 2020 às 10h10.

Última atualização em 5 de fevereiro de 2020 às 10h12.

(Reuters) - A Câmara dos Deputados aprovou na noite de terça-feira o projeto de lei que estabelece normas para a quarentena de pessoas que possam estar infectadas pelo novo coronavírus, além de outras medidas para combater a doença, que já matou quase 500 pessoas, a maioria na China.

O texto aprovado prevê isolamento, quarentena e fechamento de portos, rodovias e aeroportos para entrada e saída do país, disse a Agência Câmara Notícias. Pela proposta, as medidas poderão ser adotadas enquanto perdurar a emergência de saúde pública declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) por causa do novo coronavírus.

"Esse texto é muito enxuto para darmos uma resposta emergencial para a situação que enfrentamos no momento", disse a relatora da proposta, deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC), de acordo com a Agência Câmara Notícias.

Na terça-feira, o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, disse que brasileiros que estão na província chinesa de Hubei, cuja capital é Wuhan, epicentro do surto do novo coronavírus, chegarão ao Brasil no sábado e ficarão em quarentena à base aérea de Anápolis (GO), onde ficarão em quarentena por 18 dias.

Segundo o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, a operação de retirada já foi autorizada pelo governo chinês. Até agora, 29 pessoas confirmaram que querem voltar ao Brasil. Destas, 25 brasileiros, sendo sete crianças, e quatro chineses, familiares dos brasileiros.

(Por Eduardo Simões)

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosSenadoCoronavírus

Mais de Brasil

Câmara aprova projeto de lei que dificulta aborto legal em crianças

Após megaoperação, Moraes abre inquérito sobre crime organizado no Rio

PEC que flexibiliza privatização da Copasa é aprovada na Assembleia de Minas

Câmara aprova urgência de projeto que dificulta aborto legal em crianças