Brasil

PL das Fake News: Lira diz que, se não tiver votos, não colocará projeto em votação 

Lideranças partidárias acreditam que, caso vá para análise, o placar de votação do PL das Fake News será apertada

Além do partido de Lira, União Brasil, PSDB, Cidadania, Solidariedade, Patriota, Avante, PSB e PDT irão fazer parte (Lula Marques/Agência Brasil)

Além do partido de Lira, União Brasil, PSDB, Cidadania, Solidariedade, Patriota, Avante, PSB e PDT irão fazer parte (Lula Marques/Agência Brasil)

Izael Pereira
Izael Pereira

Reporter colaborador, em Brasília

Publicado em 2 de maio de 2023 às 18h06.

Mesmo após convocar sessão para votação do projeto de lei das Fake News, nesta terça-feira, 2, às 18h, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que, caso não haja garantia de votos, não colocará o texto em votação.

“Não tenho uma realidade do número de votos, do placar desse projeto. Os líderes ficaram de conversar com seus deputados. Se não tiver, meu intuito é que não vote hoje”, afirmou.

Ao ser questionado se adiar a votação poderia enterrar o projeto, Lira respondeu que não. “O que enterra é a derrota”, defendeu.

Resistência no plenário

Líderes partidários também têm a percepção de que o texto deve encontrar resistência no plenário.

Segundo o líder do PT na Câmara, Zeca Dirceu, a votação deve ser apertada. Em suas contas, o projeto deve ter entre 220 e 260 votos. “Ou vota hoje ou amanhã, caso contrário não vota mais. Esse é o clima senti na reunião”, disse o petista.

O vice-líder da maioria e do bloco parlamentar liderado pelo MDB, Gustinho Ribeiro (Republicanos- SE), disse a jornalistas que a preferência entre os parlamentares da centro direita é que a votação seja adiada para construir um texto de consenso.

“Ninguém quer que libere Fake News, mas é preciso discutir mais para termos um texto mais equilibrado. Mas vai ser colocado em votação hoje”, afirmou.

PL das Fake News: quantos votos são necessários para aprovar?

O texto será votado por maioria simples. Serão necessários 257 parlamentares presentes na votação. A maioria de votos entre esses parlamentares será necessária para aprovar a proposta.

A proposta tem enfrentado residência de partido de oposição, e principalmente da bancada evangélica.

Acompanhe tudo sobre:Fake newsOrlando SilvaLuiz Inácio Lula da SilvaArthur Lira

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP