Brasil

Pista para coletivo começa hoje na Av. Indianópolis

Também nesta segunda-feira, será inaugurada a terceira etapa da faixa exclusiva no Corredor Norte-Sul


	Faixa exclusiva para ônibus em avenida de São Paulo: as novas faixas fazem parte da Operação Dá Licença para o Ônibus
 (Fábio Arantes/Prefeitura de São Paulo)

Faixa exclusiva para ônibus em avenida de São Paulo: as novas faixas fazem parte da Operação Dá Licença para o Ônibus (Fábio Arantes/Prefeitura de São Paulo)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de agosto de 2013 às 08h29.

São Paulo - A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a São Paulo Transporte (SPTrans) vão implantar a partir desta segunda-feira, 12, a faixa exclusiva para ônibus na Avenida Indianópolis, na zona sul da cidade, em ambos os sentidos entre as avenidas Jabaquara e Rubem Berta. Também nesta segunda-feira, será inaugurada a terceira etapa da faixa exclusiva no Corredor Norte-Sul, desde a Rua Joaquim Nabuco, passando pelas Avenidas Washington Luís, Interlagos e do Jangadeiro até a Avenida Senador Teotônio Vilela.

As novas faixas de ônibus fazem parte da Operação Dá Licença para o Ônibus lançada há cerca de um mês pela Prefeitura de São Paulo. O objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo na cidade de São Paulo, reduzindo o tempo das viagens. Ao todo, mais de 60 quilômetros de faixas já foram instaladas.

Os resultados da iniciativa já são visíveis: nesse período, a velocidade dos coletivos nos locais que receberam as novas faixas praticamente dobrou. Na semana passada por exemplo, o trajeto de 23 quilõmetros entre o Terminal Capelinha, no extremo sul da cidade, e a Praça da Sé, na região central, demorou 1h50 de carro e 1h20 de ônibus - uma economia de 30 minutos para quem usou os coletivos.

Indianópolis

Segundo a CET, a exclusividade para o transporte coletivo na faixa da Indianópolis valerá de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h, no sentido centro, e das 17h às 20h, em direção ao bairro. Ao todo a faixa terá 2,4 quilômetros de extensão.

No Corredor Norte-Sul, os horários da faixa exclusiva para ônibus são diferentes: valem de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h. Nessa terceira etapa de implantação da faixa foram utilizadas 141 placas de trânsito, 4.500 metros quadrados de pintura e 20 faixas de vinil relativas à adequação da sinalização horizontal. Segundo a CET, transitar na faixa exclusiva de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 53,20. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasMetrópoles globaismobilidade-urbanaÔnibusSão Paulo capitalTrânsitoTransporte públicoTransportes

Mais de Brasil

Maioria da população está pessimista com o futuro do Brasil, diz pesquisa Gerp

Bolsonaro espera que Trump ajude a reverter sua inelegibilidade

Falta de articulação e gestão desafiam sucesso da política industrial, dizem investidores

Lewandowski cria comitê para monitorar uso da força: 'É algo a favor dos policiais'