Brasil

Pista para coletivo começa hoje na Av. Indianópolis

Também nesta segunda-feira, será inaugurada a terceira etapa da faixa exclusiva no Corredor Norte-Sul


	Faixa exclusiva para ônibus em avenida de São Paulo: as novas faixas fazem parte da Operação Dá Licença para o Ônibus
 (Fábio Arantes/Prefeitura de São Paulo)

Faixa exclusiva para ônibus em avenida de São Paulo: as novas faixas fazem parte da Operação Dá Licença para o Ônibus (Fábio Arantes/Prefeitura de São Paulo)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de agosto de 2013 às 08h29.

São Paulo - A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a São Paulo Transporte (SPTrans) vão implantar a partir desta segunda-feira, 12, a faixa exclusiva para ônibus na Avenida Indianópolis, na zona sul da cidade, em ambos os sentidos entre as avenidas Jabaquara e Rubem Berta. Também nesta segunda-feira, será inaugurada a terceira etapa da faixa exclusiva no Corredor Norte-Sul, desde a Rua Joaquim Nabuco, passando pelas Avenidas Washington Luís, Interlagos e do Jangadeiro até a Avenida Senador Teotônio Vilela.

As novas faixas de ônibus fazem parte da Operação Dá Licença para o Ônibus lançada há cerca de um mês pela Prefeitura de São Paulo. O objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo na cidade de São Paulo, reduzindo o tempo das viagens. Ao todo, mais de 60 quilômetros de faixas já foram instaladas.

Os resultados da iniciativa já são visíveis: nesse período, a velocidade dos coletivos nos locais que receberam as novas faixas praticamente dobrou. Na semana passada por exemplo, o trajeto de 23 quilõmetros entre o Terminal Capelinha, no extremo sul da cidade, e a Praça da Sé, na região central, demorou 1h50 de carro e 1h20 de ônibus - uma economia de 30 minutos para quem usou os coletivos.

Indianópolis

Segundo a CET, a exclusividade para o transporte coletivo na faixa da Indianópolis valerá de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h, no sentido centro, e das 17h às 20h, em direção ao bairro. Ao todo a faixa terá 2,4 quilômetros de extensão.

No Corredor Norte-Sul, os horários da faixa exclusiva para ônibus são diferentes: valem de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h. Nessa terceira etapa de implantação da faixa foram utilizadas 141 placas de trânsito, 4.500 metros quadrados de pintura e 20 faixas de vinil relativas à adequação da sinalização horizontal. Segundo a CET, transitar na faixa exclusiva de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 53,20. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasMetrópoles globaismobilidade-urbanaÔnibussao-pauloTrânsitoTransporte públicoTransportes

Mais de Brasil

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP

Governos preparam contratos de PPPs para enfrentar eventos climáticos extremos

Há espaço na política para uma mulher de voz mansa e que leva as coisas a sério, diz Tabata Amaral