Brasil

Piso dos professores terá aumento de 12,84% em 2020

Anunciado em transmissão ao vivo feita pelo presidente Jair Bolsonaro, aumento já era previsto em lei

Abraham Weintraub: ministro da Educação foi convidado para participar de transmissão ao vivo com presidente Jair Bolsonaro (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Abraham Weintraub: ministro da Educação foi convidado para participar de transmissão ao vivo com presidente Jair Bolsonaro (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

AB

Agência Brasil

Publicado em 17 de janeiro de 2020 às 07h22.

São Paulo — O presidente da República, Jair Bolsonaro, e o ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciaram em uma transmissão ao vivo em rede social o aumento de 12,84% do piso salarial previsto no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Segundo Weintraub, o reajuste anunciado "é o maior aumento em reais desde 2009."

O ajuste, acima da inflação de 2019 (4,31%), corresponde às expectativas da Confederação Nacional de Municípios (CNM) que já havia previsto o valor mínimo do magistério passaria de R$ 2.557,74 para R$ 2.886,24.

Há expectativa entre gestores municipais que uma nova lei sobre o Fundeb seja criada este ano. A lei atual só prevê a manutenção do fundo até este ano. O Ministério da Educação prepara proposta com novas regras.

Durante a transmissão, o presidente também comentou a queda histórica dos juros básico da economia, Taxa Selic a 4,5% ao ano e a esperada redução da dívida pública com a baixa dos juros.

Além do ministro da Educação e do secretário de Cultura, Roberto Alvim, participou da transmissão o secretário de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Junior.

Acompanhe tudo sobre:EducaçãoGoverno BolsonaroJair Bolsonaro

Mais de Brasil

Ministério da Gestão convoca reunião para discutir publicidade de convênios do governo federal

'Não vamos tolerar excessos', diz Tarcísio, após casos de violência da PM

Câmara instala comissão para analisar projeto que regulamenta Inteligência Artificial no Brasil

Cleitinho diz que errou ao pedir mensagem da influenciadora Virgínia para a filha