Brasil

Pílula do dia seguinte antiaids será oferecida 24h em SP

Atualmente, ela é ofertada apenas em serviços especializados contra DSTs, que ficam abertos das 7 horas às 19 horas


	Pílula: de acordo com a secretaria, a oferta dos antirretrovirais em unidades com funcionamento 24 horas aumenta a chance de sucesso do tratamento
 (Marcos Santos/USP Imagens)

Pílula: de acordo com a secretaria, a oferta dos antirretrovirais em unidades com funcionamento 24 horas aumenta a chance de sucesso do tratamento (Marcos Santos/USP Imagens)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de agosto de 2016 às 19h48.

São Paulo - A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo passará a oferecer a profilaxia pós-exposição (PEP), conhecida como "pílula do dia seguinte contra a aids", em 18 unidades de saúde da cidade com funcionamento 24 horas.

Hoje, ela é ofertada apenas em serviços especializados contra DSTs, que ficam abertos das 7 horas às 19 horas. A PEP estará disponível em hospitais e prontos-socorros municipais de todas as regiões da cidade.

De acordo com a secretaria, a oferta dos antirretrovirais em unidades com funcionamento 24 horas aumenta a chance de sucesso do tratamento. Isso porque a recomendação médica é que o uso dos medicamentos seja iniciado em até 72 horas após relação sexual desprotegida ou outra situação de risco.

Como as unidades especializadas que oferecem o serviço ficam abertas somente em horário comercial, era difícil garantir o acesso à PEP no período da noite e nos fins de semana.

O uso correto dos medicamentos da profilaxia pós-exposição diminui em até 96% o risco de contaminação pelo HIV após situação de risco. Para isso, o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível e seguido por 28 dias.

De acordo com a secretaria, parte dos 18 serviços já estão oferecendo a PEP e os demais começarão a ofertar o tratamento em setembro.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasMetrópoles globaisDoençasSão Paulo capitalEpidemiasAidsDoenças sexualmente transmissíveisGravidez

Mais de Brasil

Câmara aprova projeto que cria novos cargos comissionados no STJ

Câmara aprova urgência da proposta que amplia punições para quem obstruir trabalhos na Casa

Lula altera texto das big techs, prevê remoção de ofensas com ordem judicial e recua sobre fake news

Pazolini lidera cenários para governo do Espírito Santo em 2026, diz Paraná Pesquisas