Brasil

PIB do Brasil cresceu 7,4% em 2010, calcula Serasa

Se o resultado for confirmado pelo IBGE, esta será a maior taxa desde 1986, quando o PIB avançou 7,49%

Mercado interno foi o principal responsável pelo crescimento da economia (Germano Luders/EXAME)

Mercado interno foi o principal responsável pelo crescimento da economia (Germano Luders/EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de fevereiro de 2011 às 11h50.

São Paulo - O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 7,4% em 2010, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica, divulgado hoje. Se o resultado for confirmado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - responsável pelo dado oficial de crescimento no País -, esta será a maior taxa desde 1986, quando o PIB avançou 7,49%.

De acordo com o indicador da Serasa Experian, a economia brasileira cresceu 0,7% em dezembro ante novembro, já descontadas as influências sazonais. No último trimestre do ano passado, a expansão foi de 0,8%.

O mercado interno foi o principal responsável pelo crescimento da economia, segundo avaliação dos economistas da Serasa Experian. Entre os fatores citados está o consumo das famílias, que cresceu 6,6% em 2010 ante 4,2% em 2009, impulsionado pelo crédito e pelos ganhos reais de renda.

Os economistas também destacaram o avanço da atividade industrial (10,3%), da agropecuária (5,9%) e do setor de serviços (5,3%). Por outro lado, a Serasa Experian afirma que a evolução mais acentuada das importações ante as exportações acabou pesando negativamente sobre o crescimento.

A instituição avalia ainda que dificilmente a economia brasileira vai alcançar um desempenho semelhante ao de 2010 nos próximos anos. Além do crescimento ter ocorrido sobre uma base "fragilizada" de comparação, as medidas de contenção do crédito e o ciclo de aperto monetário em vigor irão imprimir um ritmo mais moderado para o PIB em 2011.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilIndicadores econômicosDesenvolvimento econômicoCrescimento econômicoPIB

Mais de Brasil

Direita vai se unir no 1º turno e PL terá candidato à Presidência, diz Valdemar Costa Neto

Bolsonaro deve receber visitas antes do julgamento no STF

'O Brasil precisa fazer 40 anos em 4', diz Tarcísio sobre prioridades para próximo governo

Previsão do tempo: frente fria chega a São Paulo e aumenta chance de chuva nesta segunda-feira, 25