Brasil

PIB cresce 0,4% em janeiro, diz Itaú Unibanco

Alta na margem alcançou a maioria dos grandes grupos que compõem o indicador

Itaú Unibanco: prévia de fevereiro sinaliza retração da economia brasileira (Wikimedia Commons)

Itaú Unibanco: prévia de fevereiro sinaliza retração da economia brasileira (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de março de 2011 às 11h54.

São Paulo - O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 0,4% em janeiro ante dezembro, segundo cálculos do Itaú Unibanco. Essa expansão na margem, livre de efeitos sazonais, alcançou a maioria dos grandes grupos que compõem o indicador.

"Destacaram-se, mais uma vez, as contribuições do setor de serviços, em especial os segmentos administração pública, outros serviços e transporte. O comércio varejista ampliado, depois de vários meses em expansão, recuou em janeiro, refletindo a forte contração das vendas de veículos", diz relatório da instituição. Na comparação com janeiro de 2010, a alta foi de 5,9%.

A prévia do PIB mensal de fevereiro sinaliza um ligeiro recuo de 0,2% ante janeiro e aumento de 6,4% em relação ao mesmo período de 2010. "Os impactos das medidas de restrição ao crédito (que já mostram efeitos no setor automobilístico), a elevação da taxa de juros real e as medidas de contenção fiscal devem contribuir para uma moderação da expansão da economia a partir do primeiro trimestre de 2011", diz o Itaú Unibanco.

Conclui o relatório assinado pelo economista Aurélio Bicalho: "As nossas estimativas, a partir destes resultados do PIB mensal Itaú Unibanco e de alguns modelos que utilizam um conjunto de informação mais amplo, são compatíveis com uma expansão do PIB no primeiro trimestre de 2011 em torno de 1% em relação ao quarto trimestre do ano passado, livre de efeitos sazonais." 

Acompanhe tudo sobre:Crescimento econômicoDesenvolvimento econômicoIndicadores econômicosPIB

Mais de Brasil

Lula demite Nísia; Padilha assumirá Ministério da Saúde

Defesa Civil emite alerta severo de chuvas para São Paulo na tarde desta terça

Tarcísio diz que denúncia da PGR contra Bolsonaro 'não faz sentido nenhum' e critica 'revanchismo'

Pé-de-Meia: como funciona o programa e como sacar o primeiro pagamento