Brasil

PIB do 2º tri mostra que BC errou a mão, diz Gradual

Desempenho da economia brasileira superou até as expectativas do ministro da Fazenda, Guido Mantega

Aumentou a polêmica sobre a decisão do Copom, comando por Meirelles (.)

Aumentou a polêmica sobre a decisão do Copom, comando por Meirelles (.)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de setembro de 2010 às 17h07.

São Paulo - O crescimento de 1,2% do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre em relação ao trimestre anterior superou as expectativas do mercado e levantou questionamentos sobre a reunião do Copom, que na quarta-feira passada (1), decidiu interromper o ciclo de alta dos juros.

"O Banco Central errou a mão", afirma o economista da Gradual Investimentos André Perfeito. "Fatalmente teremos algum tipo de correção na curva, com as pontas mais longas subindo na expectativa de que a próxima diretoria do BC terá que subir os juros para segurar a inflação."

André Perfeito acrescenta: "Se por acaso o colegiado do Copom tivesse aumentado em 50 pontos base a Selic na última quarta-feira, a transição entre o atual governo e o próximo seria mais tranqüila. Perdemos esta oportunidade".

A Gradual previa uma alta de 0,4% e a mediana do mercado era de 0,7%. Até o ministro da Fazenda, Guido Mantega, - um otimista de plantão - errou. A estimava dele era de uma alta entre 0,5% e 1%.

O economista André Perfeito estima que, se o PIB crescer apenas 0,6% no terceiro e no quarto trimestres, o resultado anual será de 7,47%.

A LCA Consultores diz, em relatório divulgado nesta manhã, que "o ritmo de crescimento se aproximou daquele que estimamos como sendo o potencial da economia brasileira, entre 1,1% e 1,2% por trimestre".

A consultoria calcula que, se o PIB tiver crescimento zero no terceiro e no quarto trimestres, ainda assim já estará garantida uma alta anual de 7%. "Essa constatação sugere que nossa projeção para o crescimento neste ano deverá ser revista para cima (atualmente ela está em +6,6%)."

Siga as notícias do site EXAME sobre Economia no Twitter

Acompanhe tudo sobre:Banco CentralCopomCrescimento econômicoDesenvolvimento econômicoIndicadores econômicosJurosMercado financeiroPIB

Mais de Brasil

Governo de SP assina contrato para compra de 12 mil câmeras corporais para uso da PM estadual

'Se não reverter fluxo, biomas e país estarão ameaçados', diz Flávio Dino

Nunes tem 28%; Boulos, 25,5%, e Marçal 19,7%, em São Paulo, diz pesquisa Futura

TSE e Ministério da Justiça assinam portaria que proíbe PRF de bloquear estradas no dia da eleição