Brasil

Piauí teve o maior crescimento econômico do País em 2008

Expansão da economia chegou a 8,8%, mas não tirou o estado da posição de pior PIB per capita no Brasil

Parque no Piauí: apesar do crescimento, o estado ainda é a 5ª pior economia do País (Fábio Peixoto/Viagem e Turismo)

Parque no Piauí: apesar do crescimento, o estado ainda é a 5ª pior economia do País (Fábio Peixoto/Viagem e Turismo)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de novembro de 2010 às 09h46.

Rio de Janeiro - O Piauí é o estado que teve o maior crescimento econômico em 2008. Segundo dados divulgados hoje (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Bruto (PIB) do estado nordestino teve crescimento de 8,8% de 2007 para 2008. A expansão se deve principalmente a resultados positivos na agricultura, com destaque para a cultura de soja.

Apesar disso, o Piauí continua sendo a quinta menor economia do país e tendo o menor o PIB per capita (dividido pela população) do país: R$ 5.372,56.

Além do Piauí, os estados com maior crescimento econômico foram o Ceará (8,5%), Goiás (8,0%), Mato Grosso (7,9%), Espírito Santo (7,8%) e Roraima (7,6%). Já os estados com menor aumento do PIB foram Sergipe (2,6%), o Rio Grande do Sul (2,7%), Amapá (2,9%), Santa Catarina (3,0%) e Rondônia (3,2%).

As dez maiores economias do Brasil continuam sendo os estados de São Paulo, com 33,1% de participação no total do PIB, do Rio de Janeiro (11,3%), Minas Gerais (9,3%), do Rio Grande do Sul (6,6%), Paraná (5,9%), de Santa Catarina (4,1%), da Bahia (4,0%), do Distrito Federal (3,9%), de Goiás (2,5%) e Pernambuco (2,3%).

Na lista das dez maiores economias, a única novidade foi a troca de posições entre a Bahia e Santa Catarina. O estado do Sul, que era a sétima economia brasileira em 2007, passou a ser sexta no ano seguinte. O estado nordestino caiu uma posição.

Acompanhe tudo sobre:Crescimento econômicoDesenvolvimento econômicoIndicadores econômicosPIBRegião Nordeste

Mais de Brasil

Leilão de concessão da Nova Raposo recebe quatro propostas

Reeleito em BH, Fuad Noman está internado após sentir fortes dores nas pernas

CNU divulga hoje notas de candidatos reintegrados ao concurso

Chuvas fortes no Nordeste, ventos no Sul e calor em SP: veja a previsão do tempo para a semana