Brasil

PGR recorre ao STF para suspender decisão sobre liberação de presos

Raquel Dodge pede que a liminar - que pode permitir a liberação do ex-presidente Lula - seja suspensa até julgamento pelo plenário

Raquel Dodge: Criminalistas avaliam que decisão só poderia ser derrubada pelo plenário do STF (José Cruz/Agência Brasil/Agência Brasil)

Raquel Dodge: Criminalistas avaliam que decisão só poderia ser derrubada pelo plenário do STF (José Cruz/Agência Brasil/Agência Brasil)

AB

Agência Brasil

Publicado em 19 de dezembro de 2018 às 18h37.

Última atualização em 19 de dezembro de 2018 às 19h10.

A Procuradoria-Geral da República recorreu nesta quarta-feira, 19, da liminar do ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, que suspendeu a prisão de condenados em segunda instância que tenham recursos a serem julgados em tribunais superiores.

A procuradora-geral Raquel Dodge pede que a liminar - que pode permitir a liberação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva - seja suspensa até julgamento da mesma pelo plenário.

"A decisão proferida pelo ministro Marco Aurélio nestes autos terá o efeito de permitir a soltura, talvez irreversível, de milhares de presos com condenação proferida por tribunal. Segundo dados do CNJ, tal medida liminar poderá ensejar a soltura de 169 mil presos no país. A afronta à segurança pública e a ordem pública são evidentes", argumenta Dodge.

"Isto apesar de o Tribunal Pleno do Supremo Tribunal Federal já ter, por diversas vezes, afirmado a constitucionalidade da execução provisória da pena após condenação em segunda instância. A liminar fere o princípio da colegialidade, a Constituição e deve ser prontamente cassada."

O entendimento do STF, de acordo com uma fonte, é que, estando no plantão do judiciário, o presidente da corte, ministro Dias Toffoli, poderia rever a decisão se provocado.

Criminalistas ouvidos pela Reuters avaliaram que a decisão só poderia ser derrubada pelo plenário do STF, mesma interpretação de Marco Aurélio.

Acompanhe tudo sobre:Supremo Tribunal Federal (STF)Raquel DodgePGR - Procuradoria-Geral da RepúblicaJosé Antonio Dias Toffoli

Mais de Brasil

Metrô do Rio inicia instalação de biometria facial contra fraudes

Dino exige aos Três Poderes campanha sobre transparência de emendas

CNH sem autoescola: quando a medida deve entrar em vigor?

'Taxa das blusinhas': número de consumidores que deixaram de fazer compras salta 192%