Brasil

PGR defende continuidade de inquéritos contra parlamentares

A Procuradoria-Geral da República enviou ao STF pareceres a favor da continuidade de inquéritos contra parlamentares citados na Lava Jato


	Eduardo Cunha, presidente da Câmara: segundo a procuradoria, há indícios para o prosseguimento das investigações contra o presidente da Câmara
 (Ueslei Marcelino/Reuters)

Eduardo Cunha, presidente da Câmara: segundo a procuradoria, há indícios para o prosseguimento das investigações contra o presidente da Câmara (Ueslei Marcelino/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de maio de 2015 às 22h26.

A Procuradoria-Geral da República enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) pareceres a favor da continuidade de inquéritos contra parlamentares citados na Operação Lava Jato.

Segundo a procuradoria, há indícios para o prosseguimento das investigações contra o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ),  além  dos senadores Antônio Anastasia (PSDB-MG), Valdir Raupp (PMDB-RO), o ex-ministro de Minas e Energia Edison Lobão, da ex-governadora do Maranhão Roseana Sarney e contra o vice-governador da Bahia João Leão.

O parecer da PGR foi motivado por recursos dos investigados para arquivar os inquéritos sob a alegação de falta de indícios para o prosseguimento das ações. Para a procuradoria, é necessário o aprofundamento da investigação.

“A finalidade do inquérito é justamente angariar elementos que forneçam justa causa para a ação penal. Somente se instaura o procedimento investigatório quando os elementos ainda não forem suficientes para o oferecimento, desde logo, da ação penal. A existência de diversas diligências a cumprir apenas reforça, pois, o absoluto desacerto da pretensão”, informa a procuradoria.

Os inquéritos contra parlamentares foram abertos no Supremo, no dia 6 de março, com base nos depoimentos de delação do doleiro Alberto Youssef e do ex-diretor da Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa.

Acompanhe tudo sobre:Crimecrime-no-brasilOperação Lava JatoSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Brasil

PGR diz ao STF que Bolsonaro tinha discurso embasado em 'fantasias' sobre fraudes em urnas

Gleisi acusa Bolsonaro de conspiração com Trump: 'Articula sanções para coagir STF'

Após tarifaço de Trump, Eduardo ataca Tarcísio por diálogo com empresários: 'Subserviência servil'

USP vai encerrar atividades da Escola Politécnica no litoral de São Paulo