Brasil

PF prende suspeitos em operação contra fraudes em concursos públicos

Operação apura esquema em concursos de órgãos federais, universidades e polícias civis de dois estados

CNU 2025: gabarito foi divulgado nesta segunda-feira, 6 (kali9/Getty Images)

CNU 2025: gabarito foi divulgado nesta segunda-feira, 6 (kali9/Getty Images)

Publicado em 2 de outubro de 2025 às 08h49.

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, 2, a Operação Última Fase, para desarticular uma organização criminosa especializada em fraudar concursos públicos. A ação contou com o apoio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

As investigações apontam fraudes no Concurso Público Nacional Unificado (CNU) de 2024, além de nos concursos das Polícias Civis de Pernambuco e Alagoas, da Universidade Federal da Paraíba, da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil.

Segundo a PF, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão, três de prisão preventiva e outras medidas cautelares, como afastamento de cargos e sequestro de bens, nos estados da Paraíba, Pernambuco e Alagoas.

Os investigados foram excluídos dos processos seletivos, afastados das funções que ocupavam e poderão responder por crimes de fraude em certame de interesse público, lavagem de dinheiro, organização criminosa e falsificação de documento público.

Em nota, a corporação informou que, em parceria com o Ministério da Justiça e o Ministério da Gestão, vem ampliando os mecanismos de fiscalização para reforçar a segurança, a transparência e a integridade nos processos seletivos realizados no país.

O MGI informou que está acompanhando os desdobramentos da operação e que "ampliou os mecanismos de fiscalização" para garantir maior segurança e transparência na prova do CNU, confirmada para esse domingo, 5.

Acompanhe tudo sobre:Concursos públicosPolícia Federal

Mais de Brasil

Presidente da Caixa deve defender bet do banco em reunião com Lula

Polícia Federal pode suspender emissão de passaportes por falta de verba

Deputados protocolam PEC da Reforma Administrativa