Brasil

PF prende suspeitos de mandar cocaína para Europa em navios

Ao todo, operação cumpre nesta segunda-feira 127 mandados de prisão em cinco Estados e no Distrito Federal

Polícia Federal: além do porto de Santos a quadrilha também utilizava os terminais de Salvador e Itajaí para enviar a droga dentro de contêineres (Vagner Rosário/VEJA)

Polícia Federal: além do porto de Santos a quadrilha também utilizava os terminais de Salvador e Itajaí para enviar a droga dentro de contêineres (Vagner Rosário/VEJA)

R

Reuters

Publicado em 4 de setembro de 2017 às 09h29.

A Polícia Federal cumpre nesta segunda-feira 127 mandados de prisão em cinco Estados e no Distrito Federal como parte de uma operação para desarticular um esquema de tráfico internacional de cocaína que enviou mais de seis toneladas da droga para a Europa usando o porto de Santos como principal local de saída, informou a PF.

Mais de 800 agentes também cumprem 190 mandados de busca e apreensão na chamada operação Brabo, iniciada em agosto de 2016 e realizada em cooperação com a agência de combate às drogas dos Estados Unidos, a DEA. Foram cumpridos mandados no Estados de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, além do DF.

Segundo os investigadores, além do porto de Santos a quadrilha também utilizava os terminais de Salvador e Itajaí para enviar a droga dentro de contêineres.

Foram interceptados carregamentos que já haviam sido remetidos aos portos de Antuérpia (Bélgica), Shibori (Inglaterra), Gioia Tauro (Itália) e Valência (Espanha), de acordo com a PF.

"Diferentes grupos organizados e especializados, atuantes no Brasil e na Europa, se associavam entre si, conforme as necessidades que tinham em cada negócio ilícito que pretendiam realizar. A cocaína pura vinha dos países produtores para ser estocada em diversos locais na cidade de São Paulo e ser enviada à Europa pela via marítima", disse a polícia em comunicado.

A operação foi autorizada pela Justiça Federal de São Paulo.

Acompanhe tudo sobre:CocaínaDrogasPolícia FederalPrisões

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 23 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP