Brasil

PF prende quadrilha que desviava cartões de crédito

A estimativa é que, de janeiro de 2010 até outubro deste ano, o prejuízo causado pela quadrilha chegue a R$ 4 milhões

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de novembro de 2011 às 11h39.

São Paulo - A Polícia Federal (PF) faz hoje (9) uma operação para prender uma quadrilha que desviava cartões de crédito de dois centros de triagem dos Correios. Batizada de Operação Crédito fácil, a ação conta com 250 policiais, que cumprem 42 mandados de prisão e 58 de busca e apreensão, na região da Grande São Paulo e nas cidades de Itapetininga e Limeira.

Além de usar os cartões desviados, segundo a PF, o grupo também é acusado de clonar cartões e falsificar cheques. A estimativa é que, de janeiro de 2010 até outubro deste ano, o prejuízo causado pela quadrilha chegue a R$ 4 milhões, somente com o desvio de cartões da Caixa Econômica Federal. Mas, se consideradas as fraudes feitas em outros bancos, esse valor pode triplicar, de acordo com a PF.

As investigações fazem parte do Projeto Tentáculos, uma parceria entre a Caixa, o Ministério Público Federal e a PF, que usa um software especialmente desenvolvido para investigar fraudes bancárias contra a instituição financeira. Os investigados responderão pelos crimes de furto qualificado, estelionato, receptação, formação de quadrilha, uso de documento falso e lavagem de dinheiro.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas brasileirasEstatais brasileirasEmpresas estataisServiçosCorreiosFraudesCartões de créditosetor-de-cartoesPolícia Federal

Mais de Brasil

Fachin se encontra com Papa Leão XIV no Vaticano antes de assumir presidência do STF

Brasil enfrenta onda de tempestades com risco de tornados nesta semana

Aviação brasileira supera número de passageiros do pré-pandemia em 8,5% e dá força a novos destinos

Dia do Gaúcho: por que 20 de setembro é considerado feriado no Rio Grande do Sul