Brasil

PF prende quadrilha que desviava cartões de crédito

A estimativa é que, de janeiro de 2010 até outubro deste ano, o prejuízo causado pela quadrilha chegue a R$ 4 milhões

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de novembro de 2011 às 11h39.

São Paulo - A Polícia Federal (PF) faz hoje (9) uma operação para prender uma quadrilha que desviava cartões de crédito de dois centros de triagem dos Correios. Batizada de Operação Crédito fácil, a ação conta com 250 policiais, que cumprem 42 mandados de prisão e 58 de busca e apreensão, na região da Grande São Paulo e nas cidades de Itapetininga e Limeira.

Além de usar os cartões desviados, segundo a PF, o grupo também é acusado de clonar cartões e falsificar cheques. A estimativa é que, de janeiro de 2010 até outubro deste ano, o prejuízo causado pela quadrilha chegue a R$ 4 milhões, somente com o desvio de cartões da Caixa Econômica Federal. Mas, se consideradas as fraudes feitas em outros bancos, esse valor pode triplicar, de acordo com a PF.

As investigações fazem parte do Projeto Tentáculos, uma parceria entre a Caixa, o Ministério Público Federal e a PF, que usa um software especialmente desenvolvido para investigar fraudes bancárias contra a instituição financeira. Os investigados responderão pelos crimes de furto qualificado, estelionato, receptação, formação de quadrilha, uso de documento falso e lavagem de dinheiro.

Acompanhe tudo sobre:Cartões de créditoCorreiosEmpresasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstatais brasileirasFraudesPolícia FederalServiçossetor-de-cartoes

Mais de Brasil

Quais são os impactos políticos e jurídicos que o PL pode sofrer após indiciamento de Valdermar

As 10 melhores rodovias do Brasil em 2024, segundo a CNT

Para especialistas, reforma tributária pode onerar empresas optantes pelo Simples Nacional

Advogado de Cid diz que Bolsonaro sabia de plano de matar Lula e Moraes, mas recua