Brasil

PF prende ex-presidente da Valec, esposa e seu filho

José Francisco das Neves foi detido sob suspeita de superfaturamento das obras da Ferrovia Norte-Sul

Neves: operação "Trem Pagador" foi deflagrada em conjunto com o Ministério Público Federal (Roosewelt Pinheiro/Agência Brasil)

Neves: operação "Trem Pagador" foi deflagrada em conjunto com o Ministério Público Federal (Roosewelt Pinheiro/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de julho de 2012 às 15h00.

Brasília - O ex-presidente da Valec José Francisco das Neves, a mulher dele, Marivone Ferreira das Neves, e o filho, Jader Ferreira, foram presos nesta quinta-feira em Goiânia, pela Polícia Federal, na operação "Trem Pagador" deflagrada em conjunto com o Ministério Público Federal. Além das ordens de prisão foram apreendidos cerca de R$ 60 milhões em bens.

As primeiras investigações eram sobre a suspeita de superfaturamento das obras da Ferrovia Norte-Sul, sob responsabilidade da Valec, motivo pelo qual José Francisco foi afastado da presidência da empresa, no ano passado.

Durante o processo foi identificado o aumento do patrimônio imobiliário de José Francisco, incompatível com a sua atividade de empregado público. Foi então que em agosto do ano passado foram iniciadas as investigações para apurar crimes de lavagem de dinheiro, atribuídos a Jose Francisco à mulher e aos filhos Jader e Karen.

As suspeitas eram de que José Francisco estaria usando a mulher e os filhos como laranjas para proteger e ocultar o patrimônio "possivelmente obtido com o produto de crimes de peculato e de licitação que praticou no exercício do cargo de presidente da Valec", afirma o Ministério Público Federal.

Esses indícios, segundo o MPF, foram reforçados com o resultado de pesquisas em bancos de dados e com informações encaminhadas pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).

Acompanhe tudo sobre:CrimeEscândalosFraudesMinistério dos TransportesPolícia FederalValec

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas