Brasil

PF não quer mais emitir passaportes

Ministro Eduardo Cardozo quer que a Polícia Federal deixe de cuidar de questões burocráticas e administrativas como a emissão de passaportes


	Passaporte: em 2013, a Polícia Federal bateu recorde de emissão de passaportes para brasileiros
 (Marcos Santos/USP Imagens)

Passaporte: em 2013, a Polícia Federal bateu recorde de emissão de passaportes para brasileiros (Marcos Santos/USP Imagens)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de maio de 2014 às 23h03.

Brasília - O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, quer que a Polícia Federal deixe de cuidar de questões burocráticas e administrativas como a emissão de passaportes, passando esta atribuição para outra pasta, como, por exemplo, o Ministério das Relações Exteriores.

"Seria o ideal", tem dito o ministro Cardozo, que já discutiu o tema com a Polícia Federal, mas ainda não tratou da possibilidade de transferência de função da PF para o Itamaraty com a presidente Dilma Rousseff.

Na avaliação do ministro, com a saída deste papel burocrático, a Polícia Federal poderia se dedicar mais a desempenhar o papel de polícia judiciária, se concentrando mais na inteligência e nas investigações.

A proposta tem o apoio da Polícia Federal, que já terceirizou a emissão de passaportes desde a administração do ex-ministro Tarso Genro, no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Neste novo modelo, que ainda é objeto de estudo no MJ, a PF passaria a controlar apenas as informações sobre os passaportes, analisando os registros de entrada e saída de pessoas do País, assim como a realização das investigações.

Como quase a totalidade do trabalho de emissão dos passaportes é executado por funcionários terceirizados, a transferência para outro órgão não é considerada um problema, ainda mais que hoje, o passaporte brasileiro já foi modernizado e é tido como de difícil falsificação.

Dentro do governo, há quem defenda a criação de um novo órgão que poderia passar a executar esta tarefa. Atualmente, o Itamaraty já é responsável pela emissão de passaportes diplomáticos e oficiais.

Em 2013, a Polícia Federal bateu recorde de emissão de passaportes para brasileiros.

Foram expedidos 2.131.112 documentos no ano passado, um aumento de 9,5%, em relação a 2012, quando foram emitidos 1.943.370 passaportes. Em 2003 foram expedidos 713.578 passaportes.

Acompanhe tudo sobre:Ministério da Justiça e Segurança PúblicaPolícia FederalSegurança pública

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP