Brasil

PF já está em Roma para buscar Pizzolato

Ex-diretor do BB deve ser levado pela PF italiana da cidade de Maranello para Roma nesta quarta-feira


	Henrique Pizzolato fugiu para Itália em 2013 usando passaporte falso em nome do irmão Celso
 (Divulgação/Interpol)

Henrique Pizzolato fugiu para Itália em 2013 usando passaporte falso em nome do irmão Celso (Divulgação/Interpol)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de outubro de 2015 às 20h00.

São Paulo - Um delegado e três agentes da Polícia Federal desembarcaram nesta segunda-feira, 5, em Roma para buscar o ex-diretor do Banco do Brasil Henrique Pizzolato.

Ele deve ser levado pela PF italiana da cidade de Maranello para Roma nesta quarta-feira, 7, quando será entregue aos policiais brasileiros.

A previsão é que o ex-diretor chegue ao Brasil nesse mesmo dia.

Pizzolato será levado a São Paulo em avião de carreira e de lá embarcará num avião da PF para Brasília onde fará exame de corpo de delito e depois seguirá para a penitenciária da Papuda onde cumprirá pena - mesmo endereço que já abrigou outros condenados do mensalão como o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu (Governo Lula).

Uma das agentes que participam da missão é médica.

Pizzolato foi condenado a 12 anos e sete meses de prisão pelos crimes de peculato, lavagem de dinheiro e corrupção passiva no julgamento do mensalão, em 2012.

Ele fugiu para Itália em 2013 usando passaporte falso em nome do irmão Celso, morto havia mais de 30 anos, e foi preso em fevereiro do ano passado, na casa de um sobrinho, em Maranello.

O ex-diretor ficou até 28 de outubro de 2014 na penitenciária de Módena, quando o Tribunal de Bolonha negou sua extradição ao Brasil.

Ele ficou livre até 11 de fevereiro deste ano, quando a Corte de Cassação concedeu a extradição, decisão contra a qual entrou com o pedido de liminar, sem sucesso. Desde então, o condenado no mensalão aguarda preso a decisão sobre seu retorno ao País.

Acompanhe tudo sobre:BancosBB – Banco do BrasilEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEuropaHenrique PizzolatoItáliaMensalãoPaíses ricosPiigsPolícia FederalPolítica no BrasilPrisões

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP