Brasil

PF já mira 130 suspeitos de incitar violência em protestos

A Polícia Federal montou, com auxílio da Interpol, dossiê com fotos e informações pessoais de 130 supostos membros dos black blocs e Anonymous, segundo jornal O Globo


	Manifestantes black blocs em protesto no Rio: PF rastreou a ação de grupos na capital paulista e fluminense e chegou a 130 nomes
 (Fernando Frazão/ABr)

Manifestantes black blocs em protesto no Rio: PF rastreou a ação de grupos na capital paulista e fluminense e chegou a 130 nomes (Fernando Frazão/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de janeiro de 2014 às 13h42.

São Paulo - Um documento elaborado pela Polícia Federal (PF) identificou pelo menos 130 pessoas suspeitas de incitar a violência nos protestos de rua do Rio de Janeiro e de São Paulo nos últimos meses. 

Segundo reportagem de O Globo, que teve acesso ao documento, o relatório já foi distribuído aos setores de Inteligência das polícias dos dois estados.

Esta é a primeira iniciativa da parceria após o ministro da Justiça, Eduardo Cardozo, anunciar que as polícias iriam atuar em conjunto para investigar os grupos responsáveis por depredações e atos de violência.

O relatório foi produzido a partir de um levantamento realizado no início do mês passado pelo escritório da Interpol no Rio. 

Com esta investigação, a PF alerta para o risco de ocorrerem manifestações violentas neste mês, com ataques a páginas na internet de instituições públicas e privadas. 

O documento inclui informações pessoais de todos os envolvidos, como fotos, endereços e RGs. Segundo o relatório obtido pelo Globo, ele se apresentam nas redes sociais como membros do Black Bloc ou do Anonymous e estariam conectados com integrantes dos dois grupos em outros países.

A partir do rastreamento da comunicação entre brasileiros e membros do Anonymous no exterior,  a PF suspeita ainda que possa haver fluxo de recursos internacionais nas operações dos black blocs no Brasil. 

Além da rede da Interpol, o relatório foi enviado para autoridades do Rio, à embaixada dos Estados Unidos em Brasília e ao escritório do FBI nos EUA.

Acompanhe tudo sobre:AnonymousBlack BlocsInterpolPolícia FederalProtestosProtestos no Brasil

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas