Brasil

PF faz operação para prender fraudadores de vestibular

A Operação Calouro pretende desmontar um esquema de fraudes em vestibulares de medicina em dez estados e no Distrito Federal


	Candidatos prestando o vestibular: a atuação dos grupos é feita por meio da substituição do aluno por outra pessoa no momento da prova e pela divulgação de gabaritos
 (Marcos Santos/USP Imagens)

Candidatos prestando o vestibular: a atuação dos grupos é feita por meio da substituição do aluno por outra pessoa no momento da prova e pela divulgação de gabaritos (Marcos Santos/USP Imagens)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de dezembro de 2012 às 10h20.

Brasília - A Operação Calouro deflagrada hoje (12) pela Polícia Federal pretende desmontar um esquema de fraudes em vestibulares para o ingresso em cursos de medicina, em dez estados e no Distrito Federal. De acordo com a PF, cerca de 300 policiais federais cumprem 70 mandados de prisão e 73 mandados de apreensão, expedidos pela Justiça Federal no Espírito Santo.

A operação foi o resultado de uma série de investigações. A PF informou que as organizações são "altamente especializadas, lucrativas e disseminadas".

A atuação dos grupos é feita por meio de falsificação de documentos e substituição do aluno por outra pessoa no momento da prova e pela elaboração de gabaritos e distribuição não autorizada por meio de aparelhos eletrônicos.

Acompanhe tudo sobre:Crimecrime-no-brasilFraudesPolícia FederalPrisõesVestibulares

Mais de Brasil

Justiça nega pedido da prefeitura de SP para multar 99 no caso de mototáxi

Carta aberta de servidores do IBGE acusa gestão Pochmann de viés autoritário, político e midiático

Ministra interina diz que Brasil vai analisar decisões de Trump: 'Ele pode falar o que quiser'

Bastidores: pauta ambiental, esvaziamento da COP30 e tarifaço de Trump preocupam Planalto