Agência de notícias
Publicado em 27 de junho de 2025 às 08h34.
A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira, 27, mais uma fase da Operação Overclean que investiga o desvio de dinheiro público por meio da liberação de emendas parlamentares.
A ação de hoje mirou em dois prefeitos da Bahia, que foram afastados do cargo, e em um assessor parlamentar do deputado federal Félix Mendonça (PDT-BA).
O parlamentar não foi alvo de nenhum mandado, mas teve o sigilo telefônico quebrado por autorização do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo as investigações, o assessor parlamentar é suspeito de atuar como o principal operador financeiro do esquema. Ele também foi afastado das suas funções públicas.
Os agentes cumprem 16 mandados de busca e a apreensão nas cidades de Salvador, Camaçari, Boquira, Ibipitanga e Paratinga, todas na Bahia. As ações foram expedidas pelo ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo.
Segundo a PF, o núcleo investigado é suspeito de atuar na liberação de emendas indicadas entre anos de 2021 e 2024 mediante o pagamento de propina.
Os alvos devem responder pelos crimes de organização criminosa, corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e contratos administrativos e lavagem de dinheiro.