Brasil

PF combate fraude de até R$ 3,5 bi de sonegação em fábricas de cigarros

São investigados os crimes de sonegação de tributos federais, lavagem de capitais, organizações criminosa e evasão de divisas

Polícia Federal: grupo operava nas fábricas de cigarro em nome de "laranjas", não pagava os impostos e ficava com o lucro (Vagner Rosário/VEJA)

Polícia Federal: grupo operava nas fábricas de cigarro em nome de "laranjas", não pagava os impostos e ficava com o lucro (Vagner Rosário/VEJA)

AB

Agência Brasil

Publicado em 16 de abril de 2019 às 11h21.

Uma operação conjunta da Polícia Federal (PF), do Ministério Público Federal e da Receita Federal com o nome Grandes Rios foi deflagrada nesta terça-feira, 16, para combater fraudes de um grupo criminoso que abria fábricas de cigarros em nome de "laranjas" e enriquecia com sonegação de impostos e lavagem de dinheiro.

A estimativa é que a fraude alcance os R$ 3,5 bilhão, de acordo com a Polícia Federal. A PF cumpre 21 mandados de busca e apreensão na ação que ocorre nos estados do Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, de São Paulo e Pernambuco.

O grupo operava nas fábricas de cigarro em nome de "laranjas", não pagava os impostos e ficava com o lucro. Quando as empresas tinham o registro para funcionamento cancelado em função da sonegação de impostos, os criminosos passavam a operar uma nova fábrica, também em nome de "laranjas". Os lucros eram convertidos em bens e valores acumulados no Brasil e no exterior por meio de lavagem de dinheiro.

De acordo com a PF, são investigados os crimes de falsificação de selo ou sinal público de cigarros, sonegação de tributos federais, lavagem de capitais, organizações criminosa e evasão de divisas.

Participam diretamente da operação 110 servidores da Polícia Federal e 65 da Receita Federal. A operação foi batizada de "Grandes Rios" devido aos principais estados envolvidos: Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

Acompanhe tudo sobre:CigarrosImpostosMinistério PúblicoPolícia Federalreceita-federal

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 23 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP