Brasil

PF apreende veículos do PAC em Serrita, no PE

Duas retroescavadeiras e um caminhão caçamba do PAC foram apreendidos por suspeita de uso irregular


	Seca: as máquinas, cedidas pelo governo federal para ajudar na convivência com a seca, estavam sendo utilizadas com finalidade particular pelo secretário de Planejamento do município
 (Photo by Scott Olson/Getty Images)

Seca: as máquinas, cedidas pelo governo federal para ajudar na convivência com a seca, estavam sendo utilizadas com finalidade particular pelo secretário de Planejamento do município (Photo by Scott Olson/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de novembro de 2013 às 11h17.

Recife - A Polícia Federal em Pernambuco apreendeu, nesta terça-feira, 12, por suspeita de uso irregular, duas retroescavadeiras e um caminhão caçamba do Programa de Aceleração do crescimento (PAC).

As máquinas, cedidas pelo governo federal para ajudar na convivência com a seca - com perfuração de poços e cacimbas e construção de estradas vicinais - estavam sendo utilizadas para a limpeza de um açude na propriedade do secretário de Planejamento do município de Serrita, a 539 quilômetros do Recife, Rodrigo Cecílio. Ele é filho do prefeito Carlos Eurico Cecílio, do PSB.

De acordo com a assessoria da PF-PE, que divulgou a ação nesta quarta-feira, 13, os agentes chegaram ao local depois de receberem denúncias anônimas. Foi instaurado inquérito para apurar o caso e o prefeito, o secretário de Planejamento e também o de Agricultura - que determinou o serviço - serão intimados a depor.

De acordo com os operadores das máquinas, o combustível dos equipamentos também era pago pela prefeitura e o abastecimento ocorria no posto de gasolina pertencente a Rodrigo Cecílio.

Outro lado

O prefeito reagiu com tranquilidade à apreensão e garantiu que tudo será esclarecido. "Não há nenhuma safadeza", assegurou, por telefone, ao informar que em abril deste ano a prefeitura decretou como de utilidade pública os mananciais de água do município, para poderem ser utilizados pelo poder público no atendimento à população, amenizando a falta de água provocada pela seca.

Segundo ele, não somente o açude da propriedade do seu filho, mas outros 100 mananciais estão sendo limpos, com a ajuda das máquinas, para aumentar a capacidade de acumulação de água.

"É um trabalho de prevenção", informou. O prefeito disse que os trabalhos na propriedade de Rodrigo Cecílio foram realizados em dois dias e meio.

A seca, considerada a pior dos últimos 50 anos, dizimou 80% do rebanho do município e 100% da agricultura, de acordo com o prefeito. "A população está vivendo da previdência dos aposentados e do Bolsa Família", disse ele. Serrita tem 18 mil habitantes.

Acompanhe tudo sobre:CarrosAutoindústriaveiculos-utilitariosPAC – Programa de Aceleração do CrescimentoIrregularidades

Mais de Brasil

Bolsonaro tem crise de soluço e passa por atendimento médico na prisão da PF

Senado vai votar PL Antifacção na próxima semana, diz Davi Alcolumbre

Entrega de 1ª escola de PPP de SP deve ser antecipada para início de 2026

Após prisão, PL suspende salários e atividades partidárias de Bolsonaro