Brasil

PF abre inquérito para investigar laranjas ligadas a ministro do Turismo

Ministro teria relação com quatro candidaturas laranjas que foram abastecidas com dinheiro do fundo eleitoral destinado ao PSL

PF instaurou um inquérito para investigar as denúncias sobre suposto esquema de candidatos laranjas do PSL ligados ao ministro do Turismo (Valter Campanato/Agência Brasil)

PF instaurou um inquérito para investigar as denúncias sobre suposto esquema de candidatos laranjas do PSL ligados ao ministro do Turismo (Valter Campanato/Agência Brasil)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 28 de fevereiro de 2019 às 08h52.

A Polícia Federal instaurou nesta quarta-feira, 27, um inquérito para investigar as denúncias reveladas pelo jornal Folha de S.Paulo sobre suposto esquema de candidatos laranjas do PSL ligados ao ministro do Turismo Marcelo Álvaro Antônio.

O caso já era investigado pelo Ministério Público de Minas Gerais e agora passará a ser alvo também da PF. Há cerca de 15 dias, o presidente Jair Bolsonaro havia solicitado ao ministro da Justiça Sérgio Moro que acionasse a PF para apurar as denúncias reveladas pelo jornal.

Deputado federal mais votado em Minas, o ministro teria relação com quatro candidaturas laranjas que foram abastecidas com dinheiro do fundo eleitoral destinado ao PSL.

Como presidente estadual do partido, o ministro era responsável por decidir sobre o lançamento das candidaturas e, também, pelo repasse de valores do fundo. Do total destinado pelo fundo a candidatos do PSL em Minas, cerca de R$ 85 milforam destinados a empresas de assessores e pessoas próximas ao ministro do Turismo.

Uma das candidatas prestou depoimento ao MP mineiro e afirmou ter sido coagida por assessores do ministro Álvaro Antônio para devolver parte dos valores recebidos via fundo eleitoral. Procurada, a assessoria do ministério não se manifestou até a publicação da notícia.

Acompanhe tudo sobre:Governo BolsonaroMarcelo Álvaro AntônioMinistério do Turismo

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas