Brasil

Pezão pede a Temer envio da Força Nacional contra criminalidade

Pezão afirmou, porém, que o pedido não tem relação com os incidentes ocorridos no Rio nesta terça-feira

Pezão: o peemedebista afirmou que já conversara a respeito do reforço federal com Temer na semana passada (Agência Brasil/Agência Brasil)

Pezão: o peemedebista afirmou que já conversara a respeito do reforço federal com Temer na semana passada (Agência Brasil/Agência Brasil)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 2 de maio de 2017 às 19h39.

Rio - O governador do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB), pediu nesta terça, 2, por telefone ao presidente Michel Temer o reforço de tropas da Força Nacional de Segurança e da Polícia Rodoviária Federal para enfrentar a criminalidade no Estado.

Pezão afirmou à reportagem, porém, que o pedido não tem relação com os incidentes ocorridos no Rio nesta terça-feira, 2, quando foram incendiados ônibus e caminhões, 45 suspeitos foram presos, e 32 fuzis foram apreendidos pela polícia. "Tinha pedido antes, pela entrada de fuzis (no Estado)", disse.

"As apreensões desse tipo de armamento cresceram no Estado em 2017 e têm alarmado as Polícias Civil e Militar", afirmou o governador.

O peemedebista afirmou que já conversara a respeito do reforço federal com Temer na semana passada. Ele também já discutiu o assunto com o ministro da Defesa, Raul Jungmann.

Caso seja atendido, será a segunda atuação de tropas federais no Rio em menos de quatro meses. Nove mil homens das Forças Armadas foram acionados em fevereiro para reforçar a segurança, quando havia a possibilidade de o patrulhamento ser prejudicado em meio a onda de protestos de policiais militares.

O Estado está entre os que mais receberam as tropas da Força Nacional desde 2004, quando foi criada. Daquele ano até 2015, foram desenvolvidas 20 operações da Força.

O Rio também figura entre os que mais tiveram pedidos negados pelo Ministério da Justiça: foram sete recusas entre 2014 e 2015.

Acompanhe tudo sobre:CrimeExércitoIncêndiosMichel TemerRio de Janeiro

Mais de Brasil

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP

Governos preparam contratos de PPPs para enfrentar eventos climáticos extremos

Há espaço na política para uma mulher de voz mansa e que leva as coisas a sério, diz Tabata Amaral

Quais são os impactos políticos e jurídicos que o PL pode sofrer após indiciamento de Valdemar