Brasil

Pezão lidera disputa para o governo do RJ, diz Datafolha

Governador tem 31% das intenções de voto, enquanto o deputado federal e ex-governador Anthony Garotinho (PR) soma 23%

Luiz Fernando Pezão candidato pelo PMDB: (Lucas Figueiredo/Pezão 15/Divulgação)

Luiz Fernando Pezão candidato pelo PMDB: (Lucas Figueiredo/Pezão 15/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de setembro de 2014 às 20h39.

Rio - O governador do Rio e candidato à reeleição Luiz Fernando Pezão (PMDB) lidera a disputa para o governo fluminense, segundo pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta sexta-feira, 26.

Ele tem 31% das intenções de voto, enquanto o deputado federal e ex-governador Anthony Garotinho (PR) soma 23%. É a primeira pesquisa do Datafolha em que Pezão lidera já no primeiro turno.

Na pesquisa anterior, divulgada em 10 de setembro, ele e Garotinho estavam empatados com 25% cada (portanto, desde então Pezão subiu seis pontos percentuais e Garotinho caiu dois pontos). A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos.

O terceiro colocado na pesquisa é o senador e ex-ministro Marcelo Crivella (PRB), com 17%. Considerada a margem de erro, ele está em empate técnico com Garotinho. Na pesquisa anterior Crivella somava 19%.

O candidato do PT, Lindbergh Farias, subiu um ponto em relação à pesquisa anterior e agora tem 13% das intenções de voto.

Tarcísio Motta (PSOL) soma 2% das intenções de voto, Dayse Oliveira (PSTU) tem 1% e Ney Nunes não atinge 1%.

Na simulação de segundo turno, Pezão venceria Garotinho por 54% a 30%. Essa diferença, de 24 pontos percentuais, dobrou em relação à pesquisa anterior, quando Pezão tinha 47% e Garotinho, 35%.

O Datafolha também simulou um segundo turno entre Garotinho e Crivella. Crivella venceria por 49% a 30% - na pesquisa anterior, ele tinha 45% contra 33% de Garotinho.

O candidato do PR também é quem tem a maior rejeição: 49% dos eleitores ouvidos não votariam nele de jeito nenhum (eram 46% na pesquisa anterior). A rejeição a Pezão é de 16%, mesmo índice de Lindbergh. O índice de Crivella é de 14%, de Ney Nunes e Tarcísio 11% e Dayse, 10%.

O Datafolha ouviu 1.405 eleitores em 33 municípios fluminenses, nos dias 25 e 26 de setembro. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) sob o número 46/2014.

Acompanhe tudo sobre:DatafolhaEleiçõesEleições 2014Política no Brasil

Mais de Brasil

Quais são os impactos políticos e jurídicos que o PL pode sofrer após indiciamento de Valdermar

As 10 melhores rodovias do Brasil em 2024, segundo a CNT

Para especialistas, reforma tributária pode onerar empresas optantes pelo Simples Nacional

Advogado de Cid diz que Bolsonaro sabia de plano de matar Lula e Moraes, mas recua