Brasil

Petroleiros voltam a fazer greve no dia 30 de junho, diz FUP

Segundo a entidade, toda a categoria petroleira estará mobilizada na greve geral contra o desmonte dos direitos trabalhistas

Petroleiros: a greve será por tempo indeterminado (Fernando Frazão/ Agência Brasil/Agência Brasil)

Petroleiros: a greve será por tempo indeterminado (Fernando Frazão/ Agência Brasil/Agência Brasil)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 23 de junho de 2017 às 21h53.

Rio - A Federação Única dos Petroleiros (FUP) anunciou nesta sexta-feira, 23, que os trabalhadores filiados à entidade vão iniciar uma greve por tempo indeterminado a partir do dia 30 de junho, quando está prevista uma greve geral convocada pelas centrais sindicais.

Segundo comunicado divulgado pela entidade, "nas refinarias a greve será por tempo indeterminado, com avaliações diárias, conforme definiu o Conselho Deliberativo da FUP em reunião na quinta-feira, 22. A greve em defesa da vida foi amplamente aprovada pelos trabalhadores do refino em assembleias realizadas nas últimas semanas. O movimento terá início à 0h do dia 30, quando toda a categoria petroleira estará mobilizada na greve geral contra o desmonte dos direitos trabalhistas".

"A única chance de os trabalhadores barrarem esse desmonte é através da luta organizada", continua o texto da FUP.

"Por isso, os petroleiros reforçarão a greve geral do dia 30, repetindo a grande atuação da categoria no dia 28 de abril. O indicativo da FUP e de seus sindicatos é que todos os trabalhadores do sistema Petrobras participem da paralisação nacional no dia 30, denunciando o desmonte que (o presidente da Petrobras) Pedro Parente e sua turma vêm impondo à empresa. O que está em risco não é só o destino do sistema Petrobras e dos direitos dos trabalhadores, é também a vida de cada um dos petroleiros e a segurança das comunidades".

Acompanhe tudo sobre:PetróleoIndústria do petróleoGrevesDireitos trabalhistas

Mais de Brasil

Reforma administrativa: veja os principais pontos dos projetos que atingem servidores

Brasil cobra libertação imediata de brasileiros detidos por Israel em flotilha humanitária

Ministro da Saúde recomenda evitar destilados sem 'absoluta certeza' da origem

Intoxicação por metanol: Polícia de SP prende duas mulheres com uísque falsificado em Dobrada (SP)