Brasil

Petrobras pede dispensa de processo nos EUA sobre corrupção

Defesa da Petrobras diz que indivíduos específicos estão envolvidos no caso e que a companhia não deve ser processada por inteiro por investidores descontentes


	O juiz americano não proferiu decisão sobre o pedido da Petrobras, mas disse que o fará dentro de duas semanas
 (Divulgação)

O juiz americano não proferiu decisão sobre o pedido da Petrobras, mas disse que o fará dentro de duas semanas (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de junho de 2015 às 16h45.

Nova York - A Petrobras pediu nesta quinta-feira que um juiz norte-americano dispense uma ação coletiva de investidores acerca do escândalo bilionário de corrupção na estatal.

Falando em audiência em um tribunal federal em Nova York, o advogado da Petrobras Roger Cooper culpou alguns indivíduos pela corrupção e disse que a companhia não pode ser responsabilizada pela ação deles.

A audiência acontece em meio à maior investigação de corrupção na história brasileira, no que, segundo autoridades, é um esquema que ocorreu por anos, envolvendo fixação de preços, subornos e propinas a políticos.

Promotores acusaram dezenas de executivos de alto escalão de diversas empresas brasileiras, causando tremores na economia do país e erodindo a popularidade da presidente Dilma Rousseff.

O juiz distrital dos Estados Unidos, Jed Rakoff, não proferiu decisão sobre o pedido da Petrobras, mas disse que o fará dentro de duas semanas.

Em nota ao mercado, a Petrobras disse que "após ouvir as sustentações orais das partes, o juiz informou que emitirá a sua decisão sobre a 'motion to dismiss' oportunamente".

Acompanhe tudo sobre:Capitalização da PetrobrasCorrupçãoEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEscândalosEstados Unidos (EUA)Estatais brasileirasFraudesGás e combustíveisIndústria do petróleoPaíses ricosPetrobrasPetróleoProcessos judiciais

Mais de Brasil

Governadores do Sul e do Sudeste criticam PEC da Segurança Pública proposta por governo Lula

Leilão de concessão da Nova Raposo recebe quatro propostas

Reeleito em BH, Fuad Noman está internado após sentir fortes dores nas pernas

CNU divulga hoje notas de candidatos reintegrados ao concurso