Brasil

Petrobras e Rosneft farão estudos sobre gás na Amazônia

O convênio foi firmado entre os presidentes Dilma Rousseff e Vladimir Putin e prevê a análise de viabilidade econômica da exploração de gás na região


	Acordo: empresas buscarão soluções "voltadas para a liquefação de gás ou geração de energia"
 (Roberto Stuckert Filho/PR)

Acordo: empresas buscarão soluções "voltadas para a liquefação de gás ou geração de energia" (Roberto Stuckert Filho/PR)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de julho de 2014 às 19h23.

Rio - A Petrobras informou nesta segunda-feira, 14, que firmou parceria com a estatal russa Rosneft para realizar estudos para exploração de gás na Bacia do Solimões, na região amazônica.

No comunicado, divulgado ao mercado, a companhia informa que assinou protocolo de entendimentos com o consórcio Solimões, que, além da estatal russa, também é formado pela petroleira brasileira HRT.

O convênio foi firmado na tarde da hoje entre a presidente Dilma Rousseff e o presidente russo Vladimir Putin e prevê a análise de viabilidade econômica da exploração de gás na região.

Pelo acordo, as empresas buscarão soluções "voltadas para a liquefação de gás ou geração de energia, podendo haver uma conjugação entre essas duas opções". O convênio tem duração prevista de 12 meses.

A parceria entre a brasileira HRT e a russa Rosneft foi firmada em março deste ano, com a venda de 6% dos blocos da Bacia de Solimões para a empresa russa.

Pelo acordo, avaliado em US$ 96 milhões, a estatal russa se tornou a operadora dos poços, com 51% de participação. Na negociação também foi realizada a venda de quatro sondas de perfuração para a empresa russa.

No fato relevante divulgado pela HRT em março, a parceira russa ficaria responsável por financiar os investimentos na Bacia de Solimões pelo período de 12 meses, com valores estimados de US$ 40 milhões.

Acompanhe tudo sobre:AmazôniaCapitalização da PetrobrasDilma RousseffEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstatais brasileirasGásGás e combustíveisIndústria do petróleoNegociaçõesPersonalidadesPetrobrasPetróleoPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresVladimir Putin

Mais de Brasil

Ministério de Alckmin diz não ser possível avaliar impacto das bets no consumo

Lula sanciona lei que aumenta pena para feminicídio para até 40 anos de prisão

Brasil tem alerta de tempestade para 12 estados nesta quinta-feira

Doenças causadas pela falta de saneamento afasta 6 milhões de crianças da escola, aponta estudo