Brasil

Petrobras: base se reúne com Berzoini antes de indicar nomes

Nesta terça-feira, termina prazo para que o PT e o PROS concluam a lista de deputados integrantes da Comissão Parlamentar Mista da Petrobras


	Ricardo Berzoini: ministro da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República conversou com parlamentares sobre tema e projetos que devem dominar pauta da semana
 (WIKIMEDIA COMMONS)

Ricardo Berzoini: ministro da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República conversou com parlamentares sobre tema e projetos que devem dominar pauta da semana (WIKIMEDIA COMMONS)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de maio de 2014 às 13h06.

Brasília - Líderes da base aliada do governo no Senado e na Câmara têm hoje (20) a missão de definir nomes para a Comissão Parlamentar Mista (CPMI) da Petrobras.

Em reunião nesta manhã, o ministro da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Ricardo Berzoini, conversou com os parlamentares sobre o tema e os projetos que devem dominar a pauta da semana.

Nesta terça-feira, termina prazo para que o PT e o PROS concluam a lista de deputados integrantes da comissão mista.

Como querem os partidos de oposição, os nomes para a comissão mista devem ser indicados mesmo com a CPI exclusiva do Senado já em andamento.

Em duas reuniões separadas, Berzoini tratou das indicações com os senadores líderes do PT no Senado e com deputados da base aliada.

Após o encontro, o líder do PT na Câmara, Vicentinho (SP), disse que a definição dos dois parlamentares efetivos e dos dois suplentes será feita pelo partido.

Segundo o deputado, os nomes estão praticamente fechados. “Mas estamos avaliando alguns critérios”, destacou.

A disponibilidade de dedicação aos trabalhos da CPI foi apontada como a maior preocupação do líder. “Como estamos em ano eleitoral, temos que escolher um [parlamentar] que esteja disposto [a se dedicar]”, frisou.

Ainda assim, Vicentinho disse que não vai descartar nomes de parlamentares que estejam na disputa eleitoral.

O líder do PT evitou indicar tendências do partido e não descartou nomes como o de José Guimarães (CE) que foi líder do PT na Casa no ano passado.

Segundo ele, os nomes serão divulgados dentro do prazo. "Termina hoje e pode ser adiado", resumiu, ao afastar a possibilidade de o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) fazer as indicações caso o partido não conclua a lista ainda hoje.

No primeiro encontro, Berzoini se reuniu com os senadores líderes do PT, Humberto Costa (PE), do PTB, Gim Argello (DF), do governo no Senado, Eduardo Braga (AM) e do governo no Congresso, José Pimentel (CE).

Ontem (19), o senador Humberto Costa disse que os nomes dos cinco senadores do bloco de apoio ao governo e dos cindo do bloco da maioria serão informados pelos partidos na sessão do Congresso marcada para esta noite.

Se as indicações não forem feitas, caberá a Renan indicar os nomes.

A comissão será formada por 16 deputados e 16 senadores como titulares. Na Câmara, apesar de trancada por oito medidas provisórias (MPs), a pauta da semana deve ser tomada pelas negociações sobre os trabalhos da CPI.

A segunda reunião durou cerca de 30 minutos e Berzoini recebeu, além de Vicentinho, representantes da base na Câmara de vários partidos: do PT, Henrique Fontana, do PMDB, Eduardo Cunha, além de Manoel Júnior, do PRP, Chico das Verduras, do PCdoB, entre outros.

A sessão de hoje do Congresso também pode marcar a abertura do prazo de indicações dos nomes para a CPI dos Trens e Metrôs, após o requerimento da comissão ter sido lido na sessão passada.

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosCapitalização da PetrobrasCombustíveisEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstatais brasileirasIndústria do petróleoPartidos políticosPetrobrasPetróleoPolítica no BrasilPT – Partido dos TrabalhadoresSenado

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas