Brasil

Pessoa condenado; São João na Câmara…

Recomeço I A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira a Operação Recomeço, que investiga desvios de 90 milhões de reais dos fundos de pensão Petros, da Petrobras, e Postalis, dos Correios. Segundo os investigadores, a apuração se concentra em investimentos dos fundos no grupo Galileo Educacional, dono das universidades Gama Filho e UniverCidade, ambas no Rio, […]

SÃO JOÃO: em virtude dos festejos, a Câmara só deve retomar votações no dia 4 de julho  / Andréa Barros Rêgo/ PCR

SÃO JOÃO: em virtude dos festejos, a Câmara só deve retomar votações no dia 4 de julho / Andréa Barros Rêgo/ PCR

DR

Da Redação

Publicado em 24 de junho de 2016 às 18h40.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h14.

Recomeço I

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira a Operação Recomeço, que investiga desvios de 90 milhões de reais dos fundos de pensão Petros, da Petrobras, e Postalis, dos Correios. Segundo os investigadores, a apuração se concentra em investimentos dos fundos no grupo Galileo Educacional, dono das universidades Gama Filho e UniverCidade, ambas no Rio, que faliu no ano passado. Segundo a PF, os fundos teriam adquirido cerca de  100 milhões de reais em debêntures emitidas pela Galileo para a recuperação da Gama Filho, mas os recursos não foram aplicados na universidade. Sete pessoas foram presas.

Recomeço II

Reportagem da revista Isto É de junho do ano passado mostrou que, segundo um delator, parte desse dinheiro pode ter ido para o presidente do Senado, Renan Calheiros, o senador Lindbergh Farias, do PT, e o deputado federal, do PT, Luiz Sérgio.

Municípios também querem

O presidente interino, Michel Temer, afirmou nesta sexta-feira que analisará a situação da dívida de municípios com a União. Apesar disso, não prometeu que eles terão um acordo nos mesmo parâmetros do realizado com estados.

O terceiro tesoureiro do PT

Com mandado de prisão expedido nesta quinta-feira na operação Custo Brasil, da Polícia Federal, o ex-tesoureiro do PT, Paulo Ferreira, se entregou nesta sexta-feira à Justiça Federal em São Paulo. Ferreira é considerado uma peça-chave para entender a continuidade do esquema de corrupção promovido pelo partido. Ele assumiu as contas da sigla após Delúbio Soares, preso no mensalão, e antes de João Vaccari Neto, preso na Lava-Jato.

Feriadão de São João

Na Câmara, o clima é de férias. O presidente interino da Casa, Waldir Maranhão, decidiu que os trabalhos só voltarão a acontecer no dia 4 de julho por causa das festas de São João e São Pedro. A Câmara, portanto, não terá votações por 12 dias – contando a sessão da quarta-feira 22. Como tudo ficará parado, não avançará também o processo de cassação de Eduardo Cunha, que deveria ser votado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) até a próxima sexta-feira 1.

Moro não

A denúncia que acusa o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de tramar o silêncio para evitar a delação premiada do ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró, será julgada na Justiça Federal do Distrito Federal. A decisão foi do ministro Teori Zavascki, do Supremo. Ele argumentou que a tentativa do crime teria sido cometida na capital federal. Um dos principais indícios, a conversa do ex-senador Delcídio do Amaral com o filho de Cerveró para acertar ajuda financeira e uma possível fuga ao ex-diretor, se deu em um hotel em Brasília. O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, queria que o caso fosse para a Vara do juiz Sergio Moro, em Curitiba.

 

Pessoa condenado

O empreiteiro Ricardo Pessoa, dono da UTC Engenharia, foi condenado a oito anos de prisão por corrupção e participação em organização criminosa  pelo juiz Sergio Moro. Um dos primeiros delatores do esquema de corrupção na Petrobras, o empresário não deve cumprir a sentença na cadeia. Em seu acordo com a Justiça, ficou estabelecido que ficará em regime aberto com tornozeleira eletrônica até novembro de 2017.

Pode usar, mas…

A Justiça autorizou a presidente impedida Dilma Rousseff a utilizar os aviões da FAB em voos que não sejam para Porto Alegre e Brasília. No entanto, a liminar prevê que Dilma precisará ressarcir os custos das viagens. Quem pagará a conta será seu partido, o PT. No começo do mês, a Casa Civil havia restringido o uso das aeronaves para trechos entre a residência oficial (Palácio da Alvorada) e sua residência em Porto Alegre. Dilma pretende usar os aviões para viajar e contestar o governo interino de Temer.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais de Brasil

Erika Hilton apresenta hoje proposta para acabar com escala 6x1

Sul sofrerá com onda de calor, enquanto 18 estados terão chuvas intensas nesta terça

Lula se reúne hoje com centrais sindicais falar do FGTS de quem optou por saque-aniversário

Lula anuncia pagamento do Pé-de-Meia e gratuidade dos 41 remédios do Farmácia Popular