Brasil

Pesquisa para presidente: 58% dos eleitores de Ciro dizem que podem mudar de voto até outubro

O ex-governador do Ceará detém 7% das intenções de voto, número que pode definir o pleito ainda no primeiro turno

Ciro Gomes: (BTG Pactual/Divulgação)

Ciro Gomes: (BTG Pactual/Divulgação)

GG

Gilson Garrett Jr

Publicado em 8 de agosto de 2022 às 15h03.

Última atualização em 10 de agosto de 2022 às 10h57.

Uma das grandes dúvidas da eleição presidencial é se há espaço para uma decisão ainda em primeiro turno. Com votos mais definidos entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL), o comportamento dos eleitores de Ciro Gomes (PDT) será decisivo até outubro. Isso porque o ex-governador do Ceará detém 7% das intenções de voto, número que pode definir o pleito.

Segundo a pesquisa eleitoral do Instituto FSB encomendada pelo banco BTG Pactual, divulgada nesta segunda-feira, 8, 58% dos eleitores de Ciro dizem que podem trocar de voto até o dia da eleição. Comparando com Lula e Bolsonaro, 17% dos eleitores que pretendem votar em um dos dois dizem que estão dispostos a mudar de opinião em menos de dois meses.

Ainda de acordo com os números da pesquisa, 73% afirmam que a decisão já está tomada, e 25% dos eleitores brasileiros dizem que podem mudar de voto. Quando questionado a este eleitorado qual o outro nome em que poderia votar, 18% dizem que em Ciro Gomes, 17% citam Lula, 13% afirmam que em Bolsonaro. Simone Tebet (MDB) é a opção de 6% dos entrevistados. Os indecisos somam 20%.

LEIA TAMBÉM: Pesquisa eleitoral: Lula tem 52% da preferência dos jovens, e empata com Bolsonaro entre mais velhos

Intenção de voto primeiro turno

Nos números de intenção de voto, Lula aparece com 41%, seguido pelo atual chefe do Executivo e candidato à reeleição, Bolsonaro, com 34%. A diferença, de 7 pontos porcentuais, é a menor da série histórica de oito levantamentos iniciada em março deste ano.

Ciro tem os 7% já mencionados, 2 pontos a menos do que na pesquisa do final de julho, e Simone Tebet registra 3%, 1 ponto a mais do que na mostra anterior. André Janones (Avante), que abdicou da candidatura para apoiar Lula, obteve 2%; José Maria Eymael (DC) e Pablo Marçal (Pros), 1%. Os demais não pontuaram. Brancos e nulos somam 2% e indecisos 3%.

LEIA TAMBÉM: Ciro Gomes diz que vai tributar heranças de forma progressiva

Na simulação de segundo turno, Lula venceria Bolsonaro por 51% a 39%. Nessa simulação, Lula também caiu 3 pontos percentuais e Bolsonaro cresceu três pontos em relação à pesquisa anterior. Lula venceria Ciro por 47% a 32% e Simone por 50% a 29%. Ciro bateria Bolsonaro por 48% a 41% e o atual presidente venceria, numericamente, apenas Simone, por 44% a 40% em um eventual segundo turno.

A pesquisa foi feita entre sexta-feira, 5, e domingo, 7, com 2.000 eleitores, intervalo de confiança de 95%, margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-08028/2022.

Pesquisa EXAME/IDEIA

Os números da pesquisa FSB/BTG são similares aos apresentados há três semanas pela sondagem EXAME/IDEIA, publicada no dia 21 de julho. O ex-presidente Lula tem 44% das intenções de voto, e o presidente Jair Bolsonaro aparece com 33%. Ciro Gomes tem 8%, e Simone Tebet, 4%. André Janones (Avente) fez 2%. Os demais nomes testados pontuaram 1% ou ficaram abaixo disso.

Todos os números são de uma pergunta estimulada, com os nomes apresentados em formato de lista e fazem parte da pesquisa eleitoral EXAME/IDEIA. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Foram ouvidas 1.500 pessoas entre os dias 15 e 20 de julho. As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações tanto para fixos residenciais quanto para celulares. A pesquisa foi registrada no TSE com o número BR-09608/2022. A EXAME/IDEIA é um projeto que une EXAME e o IDEIA, instituto de pesquisa especializado em opinião pública. Veja o relatório completo.

(Com Estadão Conteúdo)

LEIA TAMBÉM

Acompanhe tudo sobre:Ciro GomesEleiçõesJair BolsonaroLuiz Inácio Lula da SilvaPolítica

Mais de Brasil

Governadores do Sul e do Sudeste criticam PEC da Segurança Pública proposta por governo Lula

Leilão de concessão da Nova Raposo recebe quatro propostas

Reeleito em BH, Fuad Noman está internado após sentir fortes dores nas pernas

CNU divulga hoje notas de candidatos reintegrados ao concurso