Brasil

Pesquisa: para brasileiros, a democracia é o melhor governo

Segundo pesquisa do Ibope, 73% dos brasileiros acreditam que a democracia, apesar de ter problemas, é o melhor sistema de governo


	Eleições: 22% dos brasileiros não concordam que a democracia seria a melhor forma de governo
 (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Eleições: 22% dos brasileiros não concordam que a democracia seria a melhor forma de governo (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de dezembro de 2015 às 17h51.

Brasília - A maioria dos brasileiros (73%) acredita que a democracia pode ter problemas, mas é o melhor sistema de governo, segundo pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência, em parceria com a Worldwide Independent Network of Market Research (WIN), embora 22% dos brasileiros não concordem com essa afirmação e 5% não saibam ou prefiram não responder.

Realizada em 62 países, a pesquisa ouviu 63.898 pessoas e mostrou que a proporção de brasileiros que concorda que a democracia é o melhor sistema de governar está alinhada com a média global, que é de 76%. Os que não concordam, somam 20% da população mundial.

Os níveis mais altos de concordância com a democracia como sistema de governo foram observados na América do Norte (82%), África (80%) e Europa Ocidental (80%).

Os países menos entusiastas da democracia estão na região norte da Ásia (55%), no leste europeu (64%) e na América Latina (68%).

Os países que mais aprovam a democracia são: Suécia (93%), Marrocos (92%), Argentina (91%), Suíça (90%), Quênia (89%), Finlândia (87%), Fiji (87%), Portugal (88%), Alemanha (86%), Turquia (86%), Áustria (85%) e Islândia (84%).

No sentido oposto, as dez nações onde os percentuais de concordância são menores são: Japão (46%), Palestina (49%), Bulgária (52%), México (54%), Hong Kong (55%), Bósnia (56%), Sérvia (57%), Romênia (58%), Líbano (61%) e Rússia (62%).

Outro questionamento apresentado pela pesquisa foi se o país onde o entrevistado vive é governado de acordo com a vontade da população. As opiniões se dividiram ao redor do mundo: 50% concordam e 46% discordam.

As populações do leste e oeste da Ásia foram as que mostraram maior satisfação em relação aos governantes agirem de acordo com a vontade da população (69% e 60% respectivamente).

Os que mais discordaram estão na América Latina (58%), Europa Ocidental (56%) e Leste Europeu (55%).

Em 32 dos 62 países pesquisados, há mais pessoas que acreditam que o governo não age de acordo com o desejo da população.

Em 26 nações há mais pessoas que acreditam que a gestão está de acordo com a vontade das pessoas e em quatro países as opiniões estão divididas, entre os quais está o Brasil (51% concordam e 48% discordam).

As dez nações aonde os cidadãos mais acreditam serem governados segundo sua vontade são: Fiji, Afeganistão, Vietnã, Marrocos, Indonésia, Suécia, Equador, Quênia, Panamá e Paquistão.

No lado oposto, entre os que acham que os governantes não respeitam suas vontades, estão Armênia, Letônia, Bulgária, México, Bósnia, Líbano, Cazaquistão, Grécia, Bélgica e Espanha.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilDemocraciaGovernoPolítica

Mais de Brasil

STF tem maioria para rejeitar revisão da vida toda do INSS

Acidente grave com BRT deixa mais de 60 feridos no Rio de janeiro

X cumpre ordem de Moraes e indica ao STF novo representante legal no Brasil

Quando é o próximo debate para prefeito de SP? Veja data, horário e como assistir ao vivo