Brasil

Pesquisa da CNI revela que consumidor está otimista

Nível de expectativa aumentou 2,1% em agosto

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h47.

Brasília - O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec) voltou a crescer e alcançou o patamar inédito de 119,3 pontos em agosto, de acordo com dados divulgados hoje pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Em relação a julho, o indicador que avalia o sentimento do consumidor em relação aos fatores que influenciam sua disposição para ir às compras aumentou 2,1%.

Segundo a entidade, a pontuação alcançada no mês passado foi a maior da série histórica do Inec iniciada em 2001, o que, de acordo com o documento, "mostra que o consumidor brasileiro está especialmente otimista".

O crescimento em agosto na comparação com o mês anterior foi principalmente pela melhora das percepções dos entrevistados em relação ao desemprego e à inflação, duas das variáveis que compõem o índice. De acordo com os dados, a avaliação dos consumidores sobre a inflação melhorou 8% em agosto, o quarto aumento consecutivo. "A trajetória recente dos preços aumentou o otimismo dos consumidores", afirma a nota.

Já as perspectivas a respeito do desemprego ficaram 8,6% mais positivas. Além disso, a visão dos entrevistados quanto à situação financeira progrediu 0,7%, assim como a propensão a realizar compras de bens de maior valor, cuja variação foi de 0 8%.

Por outro lado, tanto a variável que mede a expectativa de aumento na renda quanto a que se refere ao endividamento apresentaram piora de 1% em agosto. Segundo a CNI, os dados revelam que menos consumidores esperam conseguir aumento de salário nos próximos meses, assim como menos entrevistados conseguiram reduzir suas dívidas no período avaliado. O questionário foi aplicado a 2.002 pessoas entre os dias 18 e 21 de agosto.

Leia mais sobre o nível de confiança

Siga as últimas notícias de Economia no Twitter

 

Acompanhe tudo sobre:CNI – Confederação Nacional da IndústriaConfiançaConsumidoresConsumoNível de confiança

Mais de Brasil

Após ordem de Moraes, Anatel informa que operadoras bloquearam acesso ao Rumble no Brasil

Justiça Eleitoral condena Marçal por abuso de poder e o declara inelegível

Alexandre de Moraes determina suspensão do Rumble no Brasil

ViaMobilidade investirá R$ 1 bilhão nas linhas 8 e 9 para reduzir intervalos e reformar estações