Brasil

Peru declara alerta de dengue procedente do Brasil

Até o momento, doença matou 11 pessoas e mais de 10 mil estão infectadas

Mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue: nordeste do Peru está em alerta vermelho (James Gathany/Wikimedia Commons)

Mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue: nordeste do Peru está em alerta vermelho (James Gathany/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de maio de 2011 às 20h15.

Lima - O governo do Peru declarou 'alerta vermelho' no departamento amazônico de Loreto (nordeste), para enfrentar um "surto intenso" de dengue, que entrou no país pelo Brasil e que, até o momento, provocou 11 mortes e mais de 10.000 casos, anunciou o ministro da Saúde, Oscar Ugarte.

A doença, uma nova variedade denominada sorotipo 2 asiático-americano, apareceu en Loreto, na fronteira com o Brasil, pelo fluxo migratório do rio Amazonas procedente da cidade de Manaus, segundo o ministro.

"O volume de infectados em Loreto, comparado com outros focos, é muito intenso, 10.000 casos é uma quantidade muito grande para poucas semanas", disse Ugarte.

Das 11 mortes, sete foram crianças.

De acordo com o ministro, outros 14 dos 24 departamentos do Peru, da costa, dos Andes e da região amazônica, foram declarados em 'alerta amarelo'.

A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. O tipo asiático-americano é uma variação que, sem a necessidade de provocar febre e dores de cabeça - características da dengue hemorrágica - pode provocar a morte.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilDengueDoençasPeruSaúde

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas